CPI adia votação para convocar ex-presidente da Delta e ex-diretor do Dnit

CPI adia votação para convocar ex-presidente da Delta e ex-diretor do Dnit

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Agência Estado

A CPI do Cachoeira decidiu nesta quinta-feira adiar as votações de convocação do ex-presidente da Delta Construções, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Luiz Antonio Pagot.

Em uma votação apertada, com 16 votos contrários à convocação imediata e 13 favoráveis, a comissão entendeu que este não é o melhor momento para avaliar a presença do presidente da Delta, empreiteira envolvida com o grupo de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), fez a defesa por sobrestar (retirar da pauta) o pedido. \"O que tem de motivar a convocação é a análise da investigação. Por isso, neste momento, entendo não ser (o ideal) a aprovação ou a rejeição desse requerimento. Por isso proponho esse sobrestamento\", disse Cunha.

O deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), ligado ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que, por sua vez, é amigo de Cavendish, também concordou com adiamento da decisão. \"Nós não temos de ter a ânsia de convocar sem ter o que perguntar, apenas para fazer o espetáculo de quem quer que seja\", disse.

O líder do PSDB no senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que a convocação de Cavendish é \"urgente, inadiável e imprescindível\". Dias argumentou que Cavendish já teria dito à imprensa que \"compra políticos\".

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) também era favorável à convocação. \"Podemos votar hoje a convocação de Cavendish e deixar a data para ser determinada quando maiores elementos chegarem à CPI. Não é, portanto, uma postura radical. Procuro o caminho do bom senso\".

Quanto a Pagot, a decisão foi tomada com 17 votos contrários à convocação imediata e 13 a favor. Assim como propôs com Cavendish, o relator disse que o melhor no atual momento seria retirar o pedido de convocação de Pagot. \"Precisamos nos ater nas informações que são da CPI. Se o Pagot quer vir à CPI, ele terá oportunidade segundo a nossa conveniência. Se ele quer fazer uma denúncia, ele procure a Polícia Federal\", disse Cunha.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que Pagot \"está desesperado para falar\". Segundo Taques, há parlamentares \"com medo\" do que o ex-diretor do Dnit pode dizer. Pagot já concedeu entrevistas à imprensa levantando suspeitas de irregularidades envolvendo caciques do PSDB e do PT.

\"Nós precisamos encontrar o que está no fato determinado pela CPI\", afirmou Taques, referindo-se a suspeitas de corrupção no DNIT. Após o resultado, Miro Teixeira questionou se a comissão está com \"medo da revelação da verdade\".

\"A CPI, dois dias depois de o governo ter declarado inidônea a Delta, se recusa a convocar o seu dono. Isso revela uma tropa de cheque, sim\", afirmou o deputado, em resposta ao deputado Candido Vaccarezza (PT-SP), que o desafiou a apresentar os nomes da chamada \"bancada do cheque\".

Com Agência Estado


Leia também: GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições