MENU

CPTM bate recorde de passageiros transportados em um único dia

CPTM bate recorde de passageiros transportados em um único dia

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 10:53

Ampliação do metrô causa aumento de usuários

da CPTM (Foto: Arquivo/G1)

  A malha de trens urbanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo bateu recorde de passageiros transportados em um único dia, no dia 6 de setembro: 2.509.522 usuários. O recorde anterior foi registrado em 12 de agosto, quando foram transportados 2.477.091 usuários. O crescente carregamento das seis linhas da CPTM se explica pela ampliação metroviária e, segundo o governo do estado, pela modernização da rede.

Quem depende dos trens, porém, sofre com a superlotação, agravada por intervalos excessivos entre as composições. Na Linha 7-Rubi, por exemplo, há, em média, 8,4 pessoas por metro quadrado, quando o ideal e considerado confortável é de até 6 usuários por metro quadrado.   A atração de mais usuários para os trens é explicada por novas conexões com o Metrô, como a que passou a existir em junho, com abertura da transferência entre a Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela para a CPTM. Na Estação Santo Amaro, que liga a rede de trens à de Metrô na Zona Sul, a média diária de passageiros que fazem a transferência cresceu 44% entre agosto do ano passado e o mesmo mês deste ano - hoje são 66,2 mil por dia.

Segundo nota divulgada pela CPTM nesta terça-feira (13), "O aumento de passageiros que utilizam o sistema mostra que a modernização da CPTM vem atraindo novos usuários que migram para o sistema também fora do horário de pico". A companhia ainda ressaltou que "tem feito um grande esforço no sentido de reduzir os intervalos fora dos horários de pico em todas as linhas".

Luz e República

A CPTM afirma que o número de usuários de conexões com o Metrô vai aumentar ainda mais na quinta-feira (15), quando serão entregues as estações República e Luz da Linha 4-Amarela do Metrô - a segunda faz a conexão com a Linha 1-Azul do Metrô e três ramais da CPTM. Cerca de 100 mil pessoas deverão ser beneficiadas. "É natural que, com a ampliação da rede, mais pessoas passem a usar o sistema sobre trilhos, independente se é Metrô ou CPTM", diz Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de transportes.            

veja também