CPTM instala detector de metais para barrar armas nas estações em SP

CPTM instala detector de metais para barrar armas nas estações em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

As estações da CPTM amanheceram nesta terça-feira (1º) com uma novidade: os passageiros tiveram que passam por detectores de metais. A parafernália eletrônica deixou muita gente surpresa.

No primeiro dia de funcionamento, os portais foram instalados nas estações Brás, Luz, Santo Amaro, Barueri e Mauá. No total, são 24 equipamentos que poderão ser levados para qualquer estação.

Aluízio dos Santos estava com a bolsa cheia de ferramentas. “Tenho chave de fenda, furadeira, tenho tudo aqui”, conta. Assim como Aluízio, o passageiro tem que mostrar o que carrega. Ou não entra no trem. O sistema foi montado para reforçar a segurança e evitar cenas de violência.

Algumas pessoas temem que os portais atrapalhem a entrada de passageiros. “Você já pensou isso na hora do rush? Isso não vai funcionar”, comenta Cristiana Lana, pedagoga.

A CPTM informou que não vai usar o detector em horário de pico.

“Nosso acompanhamento das ocorrências indica que no horário de pico nós temos um menor volume de infrações e delitos no sistema”, explica Iran Figueiredo Leão, gerente de segurança.

O equipamento funciona da seguinte forma: o passageiro se aproxima do portal e se estiver carregando um volume parecido com um molho de chaves ou telefone celular, luzes vermelhas acendem.

A reportagem do SPTV testou o portal com um molho de chaves no bolso. Em algumas tentativas, a luz acendeu como planejado; em outras, não. A CPTM informou que os detectores ainda vão passar por ajustes para funcionar melhor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições