Cresce 111% abandono de carros em São Paulo

Cresce 111% abandono de carros em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

No primeiro trimestre de 2009, 182 veículos abandonados foram recolhidos pela Prefeitura - um aumento de 111% na média trimestral registrada nos últimos quatro anos, na capital paulista. De 2005 a 2008, foram retirados 1.379 veículos das ruas - o equivalente a cerca de 86 carros por trimestre. A região sob jurisdição da Subprefeitura do Campo Limpo, que engloba os bairros do Capão Redondo e de Vila Andrade, na zona sul, lidera os abandonos de carros em 2009. Lá, 56 veículos abandonados foram recolhidos das ruas.

O problema, porém, não ocorre só na periferia. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, dos 567 carros recolhidos no ano passado, 309 estavam em ruas da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé - distritos da Subprefeitura Sé. Em 2009, por enquanto, 21 carros foram retirados nessa região central da capital.

Segundo a secretaria e a Polícia Militar, não há dados sobre os motivos que levam ao abandono. No entanto, o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, cita, como as principais causas, as dificuldades financeiras do proprietário para manter o carro - custo com manutenção, impostos e até quitação do financiamento - e os casos provenientes de roubos e furtos (os "desaparecidos").

O Código de Trânsito Brasileiro não prevê multa por abandonar veículo em vias públicas, segundo Cyro Vidal Soares da Silva, presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Os carros abandonados são um enorme transtorno. Ocupam pátios e os leilões para vendê-los não são tão frequentes ", afirma Matarazzo. Dos 1.561 carros abandonados e retirados pelo poder público das ruas, desde 2005, só 197 foram resgatados pelos donos. O resto ou foi leiloado para ferros-velhos ou continua órfão nos pátios oficiais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições