Crescem ações judiciais contra condôminos inadimplentes em SP

Crescem ações judiciais contra condôminos inadimplentes em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O quadro "Meu Condomínio tem Solução", do SPTV, desta semana fala sobre a inadimplência nos complexos residenciais. Só na cidade de São Paulo, as ações judiciais por falta de pagamento de condomínio subiram 24%, de agosto para setembro. Na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 32%.

Conte o que está acontecendo no seu prédio: problemas, soluções criativas e casos inusitados. As melhores histórias você vai ver no SPTV 1ª Edição.

Este ano, já são mais de 9 mil processos na Justiça, quase o total de todo o ano de 2009 (11,4 mil). Segundo o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi), os números mexem com a estabilidade observada desde março e confirmam a tendência de alta para os próximos meses.

Em um prédio de Santo André, quando Edvan Rabelo assumiu o papel de síndico, metade dos moradores estava inadimplente. Com muita negociação, agora são menos de 20%. O segredo foi a conversa amigável. "Ele é uma pessoa compreensível, amigo da gente. Dá para negociar", comenta a moradora e promotora de vendas Gláucia Novelli.

Neide Pedrosa também estava devendo um ano e meio de condomínio, cerca de R$ 1.800. A quitação veio depois da conversa com Edvan. "Na época estava ganhando pouco e não conseguia pagar, ofereci uma proposta e paguei."

Com o pagamento da dívida, todos saem ganhando no prédio. "Me sinto bem quando um morador acerta as contas. Fico feliz por mim e todo mundo aqui no condomínio", completa o síndico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições