Crianças e adolescentes sofrem com início do horário de verão, diz médica

Crianças e adolescentes sofrem com início do horário de verão, diz médica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O horário de verão começa neste domingo (17) em 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. E esta uma hora a menos para dormir pode fazer diferença durante o dia.

Os que sofrem mais com a mudança de horário são as crianças e adolescentes. De acordo com a pediatra Cátia Nogueira, a adaptação ao horário varia de pessoa para pessoa. Mas algumas crianças precisam de semanas para se acostumar com o novo horário.

Segundo a pediatra, é possível já ir se habituando dormindo uma hora mais cedo, mudando um pouco a rotina do dia a dia. Para ela, não fazer refeições nem exercícios físicos muito tarde da noite também ajuda.

“Os adolescentes estão numa época de vida que eles precisam dormir um pouco mais, horas a mais até do que a criança. Ele vai ter muita sonolência no dia seguinte, mau-humor, tem até uma alteração no aprendizado”, disse Cátia.

A pediatra deu uma dica para os pais: “Conversar com a criança ou o adolescente que isso vai acontecer. Se a criança já for habituada e conscientizada, vai ser muito bom. E realmente dormir uma hora mais cedo", disse ela.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições