Criatividade contra o consumo de energia elétrica

Criatividade contra o consumo de energia elétrica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Uma proposta para a otimização do sistema de distribuição e do consumo de energia elétrica é feita pelo técnico em Edificações José Zardo, de Curitiba. Ele elaborou um projeto de utilização de uma resistência e de um termostato dentro da caixa d’água.

De acordo com Zardo, o método permite ter água quente durante todo o dia e usar o chuveiro elétrico no modo verão mesmo nos dias mais frios. “O chuveiro é o grande vilão do horário de pico no gasto de energia. No lugar de usar 5,4 mil watts, são apenas 2,7 mil watts e tiramos o chuveiro do horário de pico”, explica.

Zardo comenta o custo para a instalação da resistência e do termostado chega a R$ 75, aproximadamente. São produtos encontrados facilmente no comércio. A economia gerada com o sistema diante do aquecimento total pelo chuveiro elétrico “empata” o investimento.

A ideia dele abrange o incentivo do poder público na instalação dos equipamentos nas residências e, em contrapartida, o governo disponibiliza uma tarifa diferenciada -e mais barata - para os consumidores que ajudaram no descongestionamento do sistema elétrico. “É possível descongestionar a rede em curto prazo e não seria necessário nem mesmo construir novas hidreléricas”, considera Zardo.

De acordo com ele, a capacidade da resistência varia conforme o tamanho da caixa d’água. A temperatura ideal é de 28ºC. Nos dias mais quentes, o usuário pode desligar o chuveiro e aproveitar a água aquecida vinda direto do reservatório.

Além disso, o sistema permite a economia de água, pois o chuveiro elétrico demora um pouco para aquecer a água quando é ligado. Zardo instalou o termostato e a resistência em sua casa há um ano e diz que os resultados têm sido muito bons. Quem quiser mais informações, pode acessar o site www.aguaquentezardo.com.br .

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições