Críticos de cinema elegem 'Le Havre' como o melhor filme de Cannes

Críticos de cinema elegem 'Le Havre' como o melhor filme de Cannes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

A Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) premiou na tarde deste sábado (21) o filme "Le Havre", do diretor finlandes Aki Kaurismäki, como o melhor da competição oficial do 64º Festival de Cannes. O júri era presidido pelo critico brasileiro José Carlos Avellar.

O filme conta a história de um imigrante que vive como engraxate na região portuária de Le Havre, na França, e decide acolher em casa um menino africano que chega ao país ilegalmente escondido em um container.

O papel principal é interpretado por Andre Wilms, que contracena com Kati Outinem, como a esposa dedicada que tenta esconder do marido sua doença terminal. Com ótimas atuações, o filme é uma comédia tipicamente europeia que lida com temas atuais no continente.

Alem de "Le havre", que também concorre a Palma de Ouro neste domingo, a Fipresci decidiu premiar o longa "L'exercice de l'état", de Pierre Schoeller, como o melhor da seleção Un Certain Regard.

"Take shelter", do norte-americano Jeff Nichols, foi eleito pela Fipresci como o melhor das mostras paralelas Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores. Estrelado por Jessica Chastain (de "Árvore da vida") o filme foi o vencedor da premiação oficial da Semana da Crítica este ano.

Por: Diego Assis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições