MENU

Cultura promove Festival Internacional de Dança em São Paulo

Cultura promove Festival Internacional de Dança em São Paulo

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2008 as 12

Em novembro, o Teatro Sérgio Cardoso será tomado por companhias de danças brasileiras e de diferentes países, durante a primeira edição do "Conexão Internacional da Dança". As apresentações de profissionais, vindos da Argentina, Brasil e Holanda, serão realizadas de 1º a 30 de novembro.

Para essa primeira edição do festival, grupos da Argentina e Holanda e coreógrafos da França e Alemanha, além dos dançarinos nacionais, farão espetáculos inovadores com algumas coreografias e atrações especialmente criadas para o evento. A programação permitirá a difusão de conhecimentos e o intercâmbio cultural além de conexões com outras áreas artísticas como a música, o teatro e o circo.

Entre os destaques está a participação dos grupos Cisne Negro (Brasil-SP), Cia de Dança Krisztina de Châtel (Holanda), Cia. Introdans (Holanda), El Escote Cia de Dança (Argentina), São Paulo Companhia de Dança (Brasil-SP), Cia. Borelli de Dança (Brasil-SP) e Renato Vieira Cia de Dança (Brasil - RJ).

Na estréia do Conexão, dia 1º, às 21h, a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta o espetáculo Sintonize! Nele, seis dançarinos executam uma coreografia dos holandeses Pieter de Ruiter e Eva Julia Villanueva, que utilizaram o conceito do Silent Disco, criado pelo DJ holandês Nico Okkerse, na montagem. Logo na entrada, o público recebe um fone de ouvido e pode optar por uma composição de Johann Sebastian Bach ou uma música holandesa contemporânea de Martin Fondse, para acompanhar a coreografia.

As intervenções entre as companhias estrangeiras e brasileiras têm início no dia 13, com a apresentação da companhia holandesa Introdans e bailarinos do Ballet Jovem do Palácio das Artes, de Minas Gerais, na coreografia Iungo.

Já a companhia húngara Krisztina de Châtel prepara intervenção junto a bailarinos do Balé da Cidade de Taubaté. O trabalho de Krisztina de Châtel é reconhecido por prover o diálogo entre dança e arquitetura. Krisztina de Châtel ainda apresenta, durante o festival, a coreografia Pulse, uma parceria com o coreógrafo Massimo Molinari, indicada ao Zwaan, prêmio de melhor produção da dança holandesa 2007.

"Nesse festival teremos a oportunidade de ver, quase de uma vez, a São Paulo Companhia de Dança, Silenciosas, Susana Yamauchi, Studio 3, Ana Catarina e Ângelo Madureira entre muitos outros, com espaço para o clássico, o contemporâneo, o popular e o cult", afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria da Cultura.

Os ingressos custam R$ 20 (e meia-entrada), mas é possível fazer a assinatura para todo o evento com 50% de desconto na bilheteria do teatro até a próxima sexta-feira, 31.

Serviço

Conexão Internacional da Dança

De 1 a 30/11

R$ 20 e meia-entrada

Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista

Tel.: (11) 3288-0136

www.teatrosergiocardoso.org.br

*Imagem ilustrativa.

Postado por: Claudia Moraes

veja também