MENU

Curitiba não tem focos do mosquito da dengue

Curitiba não tem focos do mosquito da dengue

Atualizado: Quinta-feira, 23 Setembro de 2010 as 9:22

O terceiro e penúltimo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira) de 2010, realizado entre o final de agosto e início de setembro em 24.731 imóveis espalhados pela cidade, não encontrou focos do mosquito vetor da dengue. A informação é do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, que coordena a pesquisa.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Viviane Poletto, o resultado mostra que o esforço permanente da Prefeitura e dos moradores em combater as condições que favoreçam a proliferação do inseto - como a retirada de objetos que acumulem água dos jardins e dos quintais - está sendo eficaz. "Enquanto muitas cidades brasileiras contam casos e até óbitos por dengue, Curitiba se mantém fora do mapa nacional da doença", diz.

O levantamento abrangeu residências, estabelecimentos comerciais e de serviços e terrenos baldios. Nos locais onde havia água empossada, os 120 agentes da dengue destacados para a atividade também coletaram amostras para análise visual e, em caso de dúvida, para exame laboratorial das larvas suspeitas.

Nesse ano, o Lira encontrou apenas um foco somente no segundo levantamento. O criadouro foi destruído pelos agentes da dengue. Apesar disso, a cidade registra no período 61 focos de larvas do inseto em bairros da cidade e 67 casos confirmados de dengue adquirida em áreas de risco dentro e fora do país. O número de curitibanos contaminados em viagens em 2010 é 11 vezes superior ao do ano passado.

O quarto e último Lira de 2010 acontecerá em novembro.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também