Curso a distância sobre drogas vai capacitar 15 mil servidores do Judiciário

Curso a distância sobre drogas vai capacitar 15 mil servidores do Judiciário

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou hoje (1º) um curso a distância com o objetivo de capacitar 15 mil servidores do Judiciário quanto ao enfrentamento do consumo de drogas no país. O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, disse, na palestra de abertura transmitida em vídeoconferência, que essa é uma necessidade imediata do Estado. “Teremos 15 mil pessoas aptas a ajudar o juiz, o promotor ou o defensor público no tratamento, no diálogo e no contato com o usuário e o dependente, que para que cheguem ao Judiciário e possam ser compreendidas, o que é política de reinserção e de prevenção”, ressaltou o ministro.

O ministro destacou ainda o crescimento do consumo de crack , principalmente entre crianças e jovens, e a nova situação do Brasil, que deixou de ser um país de passagem de drogas e se transformou num dos maiores consumidores de drogas do mundo. “Se nós não fizermos, pelo menos em relação ao usuário e ao dependente, políticas públicas de recuperação e reinserção dessas pessoas, nós não venceremos essa barreira. Não basta combater o traficante. É preciso entender o consumidor.”

O curso resulta de uma parceria do CNJ com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e a Universidade de São Paulo (USP), que dará certificados aos participantes. A carga será de 120 horas/aula e a duração de, no máximo, três meses.

O general Jorge Armando Félix disse que a aproximação com o Judiciário, por meio do curso, veio num momento muito importante. “Estamos terminando de estruturar nossas redes sociais de modo que haja realmente uma entrada daqueles que são usuários ou dependentes de drogas no sistema e, a partir daí, ele será acompanhado por todos os órgãos que têm a ver com esse fenômeno das drogas.”

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições