MENU

Debate da TV Globo reúne seis candidatos ao governo de SP

Debate da TV Globo reúne seis candidatos ao governo de SP

Atualizado: Quarta-feira, 29 Setembro de 2010 as 9:54

Seis candidatos ao governo de São Paulo participaram na noite desta terça-feira (28) de debate promovido pela TV Globo nos estúdios da emissora no Brooklin, Zona Sul da capital. O encontro durou cerca de duas horas. A mediação foi do jornalista Chico Pinheiro.

Participaram do debate os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT), Fabio Feldmann (PV), Paulo Bufalo (PSOL), Paulo Skaf (PSB) e Celso Russomanno (PP). O posicionamento dos candidatos foi definido em sorteio.

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro e no terceiro blocos, um sorteio definiu o tema das perguntas. No segundo e quarto blocos, o tema foi livre. Um sorteio definiu o candidato que começou as perguntas em cada bloco. Os tempos foram divididos da seguinte forma: 30 segundos para a pergunta, um minuto e meio para a resposta, 40 segundos de réplica e 40 segundos de tréplica. No último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais. O primeiro tema sorteado foi funcionalismo. Paulo Bufalo fez a pergunta a Geraldo Alckmin. Em seguida, o tucano questionou Paulo Skaf sobre suas propostas na área da habitação. Após a rodada de respostas, foi a vez de Skaf questionar Aloizio Mercadante com relação a emprego, que foi o terceiro tema sorteado.

Desenvolvimento econômico foi o assunto seguinte. Aloizio Mercadante perguntou a Celso Russomanno o que ele faria para que São Paulo liderasse o desenvolvimento econômico no país.

Depois da resposta, Celso Russomano perguntou a Fabio Feldman o que faria para resolver o problema da segurança. Na última pergunta do bloco, o candidato do PV questionou Bufalo sobre suas propostas na área da saúde. Veja as respostas no vídeo.

Segundo bloco No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas com tema livre. O primeiro a perguntar foi Feldmann, que escolheu Alckmin para responder. Ele questionou o candidato sobre o Código Florestal. Em seguida, Alckmin perguntou a Skaf quais as propostas dele para a agricultura paulista.

Depois da rodada de respostas, Skaf questionou Mercadante sobre o pré-sal e o que o candidato faria para aproveitar ao máximo o que a descoberta pode trazer para São Paulo. Na sua vez de perguntar, o petista escolheu Russomanno para comentar sobre o salário e o futuro da polícia de São Paulo.

Russomanno perguntou a Bufalo o que ele faria para mudar a saúde pública no estado. Na última pergunta do bloco, Bufalo questionou Feldmann sobre como ele avalia o aprimoramento das legislações sobre o meio ambiente. Veja as respostas no vídeo.

Terceiro bloco No terceiro bloco, o tema voltou a ser sorteado. O primeiro foi desenvolvimento no interior. Russomanno escolheu Alckmin e perguntou a respeito da saída dos jovens do interior de São Paulo à procura de emprego. Com o segundo tema agricultura, Alckmin perguntou qual a proposta Feldmann para a “agricultura de São Paulo, compatibilizando com o meio ambiente”.

O terceiro tema foi ação social e Feldmann escolheu Mercadante. Ele citou o Bolsa Família e perguntou qual a proposta do petista para que as famílias que recebem o benefício possam, em algum momento, não depender dos programas sociais. Mercadante precisava fazer uma pergunta sobre saneamento e escolheu Skaf para responder. Ele citou a Sabesp e questionou o candidato sobre a política dele para o saneamento básico.

Skaf elaborou uma questão para Bufalo sobre transporte. A pergunta foi qual a prioridade dele em relação aos investimentos que devem ser feitos em estradas. Para finalizar o bloco, Bufalo questionou Russomanno sobre meio ambiente. Ele perguntou qual será a política dele para combater as monoculturas no estado.

Quarto bloco/Quinto bloco

Paulo Skaf abriu o quarto bloco, que teve tema livre, e questionou Alckmin sobre educação. No quinto bloco, o tucano escolheu Paulo Bufalo para falar acerca do meio ambiente.

Depois da réplica e da tréplica, Paulo Bufalo, lembrando o escândalo dos atos secretos no Congresso, perguntou a Mercadante sobre coerência na política.

Em seguida, Mercadante questionou Fabio Feldmann sobre o tema da educação, sobre como melhorar a escola pública em São Paulo.

Após a rodada de respostas, o candidato do PV escolheu a saúde como tema para questionar Celso Russomanno.

Com direito a uma pergunta, o candidato do PP quis saber de Paulo Skaf suas propostas na área da segurança pública.

Os candidatos ainda tiveram um minuto cada um para as considerações finais

veja também