Defesa Civil alerta para chuva forte nesta terça em MG

Defesa Civil alerta para chuva forte nesta terça em MG

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira um alerta para a possibilidade de fortes chuvas nas regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes e o Sul do Estado. Segundo o aviso meteorológico, as regiões devem acumular entre 40 e 50 mm de chuva hoje, com risco de temporais.

A frente fria que cobre boa parte de Minas Gerais deve manter o tempo instável até sábado no Estado. Amanhã, há risco de novos temporais na região metropolitana de Belo Horizonte, no Campo das Vertentes, no Triângulo Mineiro, no Sul e no Oeste do Estado, que devem acumular de 50 a 60 mm de chuva. Na Zona da Mata e na região leste, os temporais devem ser ainda mais intensos, entre 60 e 80 mm.

A partir de quinta-feira, as chuvas devem ficar mais fracas em todo o Estado. Desde outubro, 16 pessoas morreram em Minas Gerais vítimas das chuvas, que atingiram 112 municípios. Ontem, as prefeituras de Belmiro Braga e Caputira decretaram estado de emergência. Dessa forma, subiu para 65 o número de cidades nesta situação.

Centro-Oeste

Segundo a Climatempo, as fortes chuvas também afetam áreas do Centro-Oeste do Brasil. Quantidades maiores do que 50 mm em 24 horas foram observadas em localidades de todos os Estados da região. De ontem para hoje, as chuvas mais intensas no Centro-Oeste ocorreram no leste de Mato Grosso e no norte de Goiás.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que, entre 10h de ontem e 10h desta terça-feira, choveu 129 mm em Nova Xavantina, no leste de Mato Grosso. A região de Posse (GO), perto da divisa com a Bahia e o Tocantins, acumulou quase 72 mm neste período.

Nos próximos dias, de acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva vão continuar frequentes em todo o Centro-Oeste. O risco de temporais é mais alto para o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições