Defesa Civil de SP aponta cinco cidades em alerta no estado

Defesa Civil de SP aponta cinco cidades em alerta no estado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Relatório da Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgado na manhã desta quinta-feira (13) aponta cinco cidades em estado de alerta por causa das chuvas. O município mais recente incluído no balanço foi São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Também estão em alerta as cidades de Mauá, Atibaia, Jundiaí e Sumaré.

Apesar de Márcio Cecchetini, prefeito de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, ter decretado situação de emergência nesta quarta-feira (12) devido ao alagamento que toma parte da cidade há três dias, a Defesa Civil ainda não incluiu a medida em seu relatório, pois o processo ainda está em andamento. A Prefeitura de Atibaia também decretou situação de emergência nesta terça-feira (11), mas a cidade ainda consta como em alerta para a Defesa Civil estadual.   Outros 18 municípios estão em estado de atenção devido às chuvas: Diadema, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Hortolândia, Jarinu, Nazaré Paulista, Piracaia, Valinhos, Várzea Paulista, Mairinque, Sorocaba, Votorantim, Jacareí, Santa Branca, Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente.

Desde o início da Operação Verão, no dia 1º de dezembro de 2010, até esta quinta, 22 pessoas ficaram feridas e 23 mortes foram registradas em decorrência das chuvas em São Paulo.  Foram seis mortes na capital paulista, cinco em Mauá, cinco em São José dos Campos, quatro em Jundiaí, uma em Limeira, uma em Embu e uma em Tatuí, a mais recente. Um motociclista morreu após ser arrastado pela enxurrada na terça-feira (11).

A Defesa Civil também contabiliza 1.930 pessoas desabrigadas e 9.090 desalojadas desde dezembro. O órgão considera como desabrigadas as pessoas que perderam suas casas - ou seus imóveis foram interditados - e são encaminhadas para abrigos disponibilizados pelo poder público. Já desalojados são aqueles que também foram retirados de suas casas, mas foram instalados nos imóveis de amigos ou parentes.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições