Defesa Civil deixa SP em atenção por causa da baixa umidade

Defesa Civil deixa SP em atenção por causa da baixa umidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Com umidade do ar abaixo de 30%, uma camada de poluição cobre São Paulo

 (Foto: Mario Palhares/AE)

  A Defesa Civil de São Paulo deixou às 15h45 desta sexta-feira (15) toda a cidade em estado de atenção por conta da baixa umidade do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, no horário a umidade relativa do ar estava em 30% e tendia a baixar mais ainda.

O CGE decreta estado de atenção quando a umidade fica entre 30% e 20%. Entre 19% e 12%, a cidade entra em alerta. Abaixo disso, fica em emergência.

Com a baixa umidade, a recomendação é beber muita água, umidificar os ambientes e evitar fazer exercícios ao ar livre até as 17h. Quando a umidade do ar fica abaixo dos 30% é decretado estado de atenção.

Por conta do ar seco, a Defesa Civil orienta que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, deixem o ambiente úmido por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros, e consumam bastante água.

Quem não tomar essas medidas preventivas pode sofrer de ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, ficar com o nariz entupido ou com sangramento, ter tosse e dificuldade para respirar, além de crises de asma. Há ainda o aumento do risco de infecções respiratórias, piora de doenças pré-existentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema, ressecamento da pele e irritação dos olhos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições