Defesa Civil recebe 78 chamados em mais de 9 horas de temporal no Rio

Defesa Civil recebe 78 chamados em mais de 9 horas de temporal no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Pelo segundo dia seguido, a chuva voltou causar transtornos na cidade do Rio de Janeiro. O temporal alagou ruas e provocou quatro deslizamentos de terra na noite de segunda-feira (25), na Zona Norte, região mais afetada. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Defesa Civil recebeu 78 chamados entre 19h de segunda-feira e 04h30 desta terça-feira (26).

Temporal provocou alagamentos em vários pontos do Rio (Foto: Celso Pupo/ FotoArena/Ag.Estado)

Em três horas, de acordo com a central, choveu cerca de 200 milímetros de água na Tijuca, que é mais que o volume médio previsto para 40 dias. Devido ao risco de novos desabamentos, as sirenes de alerta instaladas nas áreas próximas a encostas foram acionadas em nove morros. A cidade, que estava em estado de alerta, voltou para o estágio de atenção às 5h20 desta terça.

O estágio de atenção é o segundo em uma escala de quatro e se caracteriza pela possibilidade de chuva fraca a moderada nas próximas horas. O temporal causou transtornos principalmente na Zona Norte da cidade. Segundo o Centro de Operações, a maioria dos chamados (41 do total) foi por alagamentos. Os dois aeroportos do Rio funcionaram apenas com auxílio de aparelhos.   Alunos ficaram 'ilhados'

Alunos da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, não conseguiram voltar para casa e ficaram "ilhados" na instituição. O aluno de fisioterapia Marcelo Henrique Bretas contou que a água chegou a bater na altura do peito.

“Corremos o risco de ficar sem energia a qualquer momento, não sabemos muito bem o que está ocorrendo lá fora. Alguns de nossos colegas tentaram ir embora e se depararam com um rio de água suja, carros boiando, lixo transitando pelas ruas. Não se enxerga o chão, só água suja”, contou o estudante.

O prefeito Eduardo Paes acompanhou os trabalhos das equipes da Defesa Civil no Centro de Operações, na Cidade Nova, no Centro. Paes pediu paciência aos moradores e alertou para que as pessoas evitem se deslocar durante o temporal: “Não adianta forçar a barra nessas horas. O que a gente pede para as pessoas é paciência. As ruas estão com muitos bolsões d’água, com muitos alagamentos. É importante que as pessoas fiquem em casa”, disse ele.

Descarga elétrica

Ainda na Tijuca, uma mulher foi atingida por uma descarga elétrica na Rua Conde de Bonfim. Bombeiros do quartel da Tijuca foram acionados para o local. De acordo com a corporação, a mulher foi levada para o Hospital do Andaraí, também na Zona Norte. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. A polícia ainda apura as causas do acidente.

Deslizamentos

A Defesa Civil do Rio registrou quatro deslizamentos de terra na noite desta segunda em favelas da Zona Norte, durante a chuva forte que atingiu a cidade. Segundo o Centro de Operação da Prefeitura do Rio, os deslizamentos aconteceram nas comunidades JK, Borel, Andaraí e Chacrinha. Não houve vítimas.     “Nós acionamos esse sistema para que as pessoas saíssem, dada a quantidade de chuva, de suas casas e fossem para os pontos de apoio até que a situação melhore. É importante que as pessoas respeitem o sistema de alerta. Se as sirenes nessas comunidades tocarem, a gente pede as pessoas se desloquem, saiam das suas casas”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Ainda segundo o Centro de Operações, as sirenes foram acionadas nas seguintes comunidades: Borel, Formiga, Chacrinha, Cotia, Arrelia, Encontro, Santa Terezinha, Dona Francisca e Cachoeira Grande, todas na região da Tijuca. Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições