Defesa Civil registra 79 mortes em decorrência das chuvas no Rio

Defesa Civil registra 79 mortes em decorrência das chuvas no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Subiu para 79 o número de mortos em todo o Estado do Rio em decorrência das chuvas que atingem a região desde a noite de ontem, dia 5. De acordo com balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, o número de feridos já ultrapassa 40, apesar de a Defesa Civil apontar mais de 50. Por volta das 14h, a cidade do Rio permanecia em estado de alerta.

A corporação afirmou que 30 mortos foram registradas na cidade do Rio, sendo cinco no Andaraí, três no morro do Borel, cinco no morro dos Macacos, em Vila Isabel, três no Turano, na Tijuca, na zona norte do Rio. Já no centro, há 13 mortos no morro dos Prazeres, em Santa Teresa, e na zona oeste, há duas mortes registradas em Jacarepaguá.

Em Niterói, há 33 mortes registradas. Os bombeiros informaram que os pontos mais críticos são os morros do Estado e do Castro. Há várias vítimas na região. Vários bombeiros trabalham nas favelas para tentar resgatar pessoas que continuam soterradas ou em escombros.

Também havia registro de 13 mortes em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Uma morte também foi registrada em Petrópolis, na região serrana.

Os bombeiros afirmaram que as principais causas das mortes foram deslizamentos, escorregamentos e desabamentos, principalmente em áreas carentes, favelas localizadas em morros e encostas.

As chuvas registradas nas últimas 24 horas geraram um acúmulo de 278 milímetros na cidade do Rio, superando o recorde histórico de 1966, que era de 245 mm. O prefeito Eduardo Paes destacou que o grande volume de chuva foi uma surpresa, uma vez que um alerta para chuvas moderadas e ventos fortes tinha sido feito durante a tarde de ontem.

Ao todo mais de 60 pontos de alagamento foram registrados em toda a cidade nas últimas 24 horas. O prefeito destacou que a maré alta contribuiu ainda mais para que eles ocorressem. Na lagoa Rodrigo de Freitas, a prefeitura afirmou que o nível, que geralmente é de 50 centímetros, chegou a atingir 1,40 metros na manhã de hoje.

Serviços

Devido aos temporais, as aulas estão suspensas nesta terça-feira na cidade do Rio. Já a circulação de trens está interrompida no ramal Saracuruna em decorrência das fortes chuvas que atingem parte do Estado do Rio desde a noite de ontem.

Além disso, os trens paradores das linhas Campo Grande, Bangu e Deodoro não estão fazendo paradas nas estações Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã e Mangueira por precaução, devido às chuvas.

Nos demais ramais - Japeri, Santa Cruz e Belford Roxo -, a circulação de trens acontece com atrasos médios de 10 minutos. A Supervia destacou que todos os passageiros estão sendo informados sobre as alterações pelo sistema de som das estações.

O deputado Jorge Picciani (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio, e o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Jorge Felippe, também determinaram a suspensão das atividades nas duas casas nesta terça.

Por: Diana Britto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições