MENU

Defesa Civil simula exercício de resgate e montagem de abrigos

Defesa Civil simula exercício de resgate e montagem de abrigos

Atualizado: Quinta-feira, 9 Dezembro de 2010 as 10:26

A Defesa Civil do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (9), às 13h, uma simulação na qual será instalado e organizado um abrigo provisório que poderá ser utilizado caso ocorram desastres naturais.

A iniciativa, que ocorre na sede da Cruz Vermelha Brasileira, no Centro, inclui o atendimento às vítimas e terá a participação dos alunos do CGAT (Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários). Centenas de pessoas e voluntários farão parte do simulado.

O objetivo do curso é formar profissionais que possam ajudar no auxílio às vítimas de chuvas e temporais na cidade. Os participantes irão adquirir com o simulado experiência e aprimoramento em situações práticas e de emergência.

Situações como deslizamentos e alagamentos serão simuladas, orientando os participantes desde o resgate da vítima, até seu acolhimento. Ainda serão testados casos de alagamentos e inundações, com instruções sobre desligamento de chave geral de energia das residências e abrigamento em locais seguros.

Outra circunstância apresentada no simulado será a triagem da população que chega ao local, recepção de donativos e, ainda, a distribuição de kits de higiene para as vítimas desabrigadas.

veja também