Deixaram de ser distribuídas as sacolinhas comuns em supermercados no mês que vem

A partir do dia 5, apenas sacolas padronizadas poderão ser usadas. As novas sacolas só serão utilizadas para lixo reciclável.

Fonte: globo.comAtualizado: quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 às 17:33
sacolinhas de mercado
sacolinhas de mercado

As sacolinhas comuns serão banidas dos supermercados paulistanos até 5 de fevereiro. No lugar delas, entra uma embalagem de cor verde, de material de origem vegetal e que, obrigatoriamente, só pode ser reutilizada para coleta seletiva.

O novo tipo de sacolinha está previsto no decreto publicado nesta quarta-feira (7) pela Prefeitura deSão Paulo, que padroniza as embalagens que podem ser distribuídas pelo comércio. O texto encerra uma polêmica que se arrastava desde 2011 (leia mais abaixo).

Sem estipular prazo, a Prefeitura pretende futuramente padronizar também os tipos de sacolas que poderão ser usadas para "lixo orgânico" (na cor marrom e produzidas com material biodegradável) e para "lixo indefinível" (na cor cinza, destinada a produtos que não se encaixam nas outras duas definições de resíduos, como fraldas).

A cobrança ou não das sacolas ficará a critério dos mercados, como ocorre atualmente. A Prefeitura afirma que está proibido o uso das sacolas de cor verde para o lixo orgânico ou indefinível, mas não detalhou como fará a fiscalização.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições