MENU

Delegação da Fifa visita o Museu do Futebol em SP

Delegação da Fifa visita o Museu do Futebol em SP

Atualizado: Quinta-feira, 29 Janeiro de 2009 as 12

Delegação da Fifa visita o Museu do Futebol em SP

O governador de São Paulo, José Será e o  prefeito Gilberto Kassab acompanharam na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, a visita de representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, na Zona Oeste. Participaram da visita o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho. 

A delegação da Fifa, embora em visita de cortesia nesta quarta, inicia na sexta-feira, 30, uma maratona de visitas oficiais às 17 cidades brasileiras candidatas a sediar a Copa do Mundo de 2014. Destas, apenas 12 serão escolhidas e receberão os jogos. São Paulo é uma das candidatas. "A expectativa é a melhor possível. Temos duas etapas: a primeira etapa é a seleção para ser uma das sedes. A segunda etapa é o pleito de sediarmos também a abertura da Copa", disse o prefeito Kassab. 

Joseph Blatter elogiou as instalações e, especialmente, o conteúdo do Museu do Futebol. O espaço reúne fotos, vídeos e áudios que contam a trajetória do esporte no Brasil, contextualizando com os fatos que marcaram a história do País. Há ainda áreas interativas, onde o visitante pode jogar virtualmente e marcar seu próprio gol. "Pela primeira vez, sou visitante de um museu que vive. Estou muito impressionado. Não é somente fotografia ou troféu, mas é vivo. Estou muito emocionado de ver a história do futebol do Brasil ligada à história do Brasil, porque o futebol faz parte da cultura", disse Joseph Blatter. Inaugurado em setembro de 2008, o museu já contabiliza mais de 118 mil visitas.

Até o fim de março, serão escolhidas doze entre 17 cidades candidatas. Como a cidade de Maceió não enviou a documentação, ficou de fora da disputa para sediar as competições.

"Um comitê da Fifa fará a vistoria nas cidades para escolher as sedes", afirmou Teixeira. Segundo o presidente da CBF, a proposta é que a competição "abranja todo o país".

Sobre a escolha das cidades que irão abrigar as partidas de abertura e encerramento, Teixeira comentou que São Paulo tem grandes chances de sediar a primeira competição da Copa pelo "seu grande poderio esportivo".

Fontes: Agência Brasil e Prefeitura de São Paulo

veja também