Delegacias na Bahia somam 138 fugas durante o fim de semana

Delegacias na Bahia somam 138 fugas durante o fim de semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

A população carcerária em delegacias na Bahia é de aproximadamente 5.800 pessoas, 4.500 no interior do estado e 1.300 na capital e região metropolitana, segundo dados da Polícia Civil. Somente no fim de semana, 138 detentos fugiram de unidades policiais no estado.

Em Salvador, 37 homens escaparam da 1ª Delegacia e outros 15 da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). As duas unidades funcionam no Complexo Policial dos Barris, centro da cidade, e as fugas ocorreram no início da manhã de domingo (27). Em Barreiras , região oeste da Bahia, 82 pessoas escaparam na noite de sexta-feira (25).

Em Porto Seguro, um detento matou a tiros um soldado da Polícia Militar durante fuga ocorrida também no sábado. Segundo informações da polícia, um preso fingiu estar passando mal para conseguir atrair o carcereiro até a cela. Ao se aproximar, o funcionário foi rendido pelo detento que estava armado. O PM tentou conter a fuga, mas acabou sendo baleado. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos. O policial, que tinha 20 anos de serviços prestados à corporação, foi enterrado no domingo, em Itabuna. O último caso de fuga registrada no interior do estado foi na cidade de Almadina, onde três presos conseguiram escapar durante a madrugada desta segunda-feira (28). Eles serraram grades e utilizaram uma corda feita com lençóis.

Superlotação

Na 1ª Delegacia, em Salvador, 77 presos ocupavam o espaço destinado a apenas 37. Na DTE, 70 pessoas estavam custodiadas onde cabiam 35. Já em Barreiras, 172 presos viviam em local que tem capacidade para apenas 28. Em Porto Seguro, 144 detentos dividiam celas onde a capacidade ideal é para 60 presos.

De acordo com a Polícia Civil, o procedimento correto é que os presos permaneçam custodiados em delegacias quando há prisão em flagrante – permanecendo no local por 24h ou 48h até que o juiz defina a situação - ou em casos de prisão preventiva, por alguns dias, a fim de concluir as investigações.

Recapturas

Em Barreiras, as buscas foram retomadas no início da manhã desta segunda-feira (28). Apenas 12 dos 82 fugitivos foram localizados. Em Salvador, são 15 recapturados – 12 que escaparam da 1ª Delegacia e mais três da DTE. O fugitivo de Porto Seguro ainda não foi localizado.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições