Delegados são presos em operação policial no interior da Bahia

Delegados são presos em operação policial no interior da Bahia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:44

A Operação Monte Santo, realizada em parceria da Polícia Civil com o Ministério Público Estadual, já prendeu seis pessoas no interior da Bahia, entre elas dois delegados, na manhã desta sexta-feira (6). De acordo com Ediene Lousado, coordenadora do Grupo de Atuação contra o Crime Organizado (Gaeco), eles são suspeitos de cometer crimes de extorsão, concussão – em que funcionário público exige pagamento para si ou outro em razão da função -, formação de quadrilha e porte ilegal de arma.

Um advogado e ex-procurador do município de Cansanção, a 248 km de Salvador, além do delegado titular da cidade, foram detidos.

Ainda no município, foi preso um soldado da PM, lotado na cidade de Senhor do Bomfim, mas que atuava em Cansanção, segundo a coordenadora da Gaeco. Outros dois, um escrivão nomeado da delegacia local e um civil, ambos tidos como 'X-9', foram capturados.

O MP informa que os 'X-9' tinham livre acesso no Fórum e promoviam vazamento de informações. Eles ainda se passavam por falsos agentes e realizavam abordagens de veículos que, de acordo com Ediene, eram apreendidos e só devolvidos mediante pagamento. Diversos veículos foram encontrados com chassi adulterado.

Em uma residência investigada em Cansanção, a polícia encontrou armas clandestinas, de uso restrito das Forças Armadas, além de US$ 7 mil e 57 pássaros silvestres. A pessoa que estava guardando a mercadoria afirmou à polícia que elas são de propriedade do escrivão apreendido. O delegado Felipe Néri, da 19ª Coorpin de Senhor do Bonfim/BA, que integra a Operação, afirma que indícios levam a acreditar que a mercadoria é do advogado e não do escrivão. Estes indícios estão sendo investigados.

Além deles, o delegado titular do município de Monte Santo, a 352 km de Salvador, considerado o comandante da quadrilha, foi preso e já está na Corregedoria da Polícia Civil, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

Monte Santo

A operação cumpre dez mandados de busca e apreensão, além de seis de prisão, expedidos pela Justiça contra corrupção nas delegacias dos municípios de Monte Santo e Cansanção. Inquérito policial descobriu que o delegado de Monte Santo comandava o esquema nas delegacias dos dois municípios, em que todos os suspeitos estão envolvidos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições