Dengue já ultrapassa 10 mil casos no Rio, diz prefeitura

Dengue já ultrapassa 10 mil casos no Rio, diz prefeitura

Atualizado: Sábado, 26 Março de 2011 as 11:06

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou na tarde desta sexta-feira que a capital já registrou 10.158 casos de dengue este ano. O órgão, porém, não informa se há bairros em situação de surto.De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 1.006 casos a mais do que dois dias atrás, quando foram notificados 9.152 vítimas na capital.

Esta semana, o órgão registrou surto nos municípios de Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Magé, Mangaratiba, Guapimirim e Seropédica.

Segundo o chefe do Departamento de Medicina Preventiva da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Roberto Medronho, o que diferencia o surto da epidemia é que, no primeiro caso, há aumento da doença em uma população restrita, enquanto na epidemia, os casos se espalham para uma área mais extensa.

Dengue tipo 4 Um dia após a confirmação dos dois primeiros casos, o governo do Rio afirmou ontem (24) ainda não saber a dimensão da circulação da dengue tipo 4 no Estado.

A chegada desse subtipo ao Estado aumenta os riscos de uma epidemia, já que a população ainda não está imunizada contra ele.

'No Rio, o [vírus] predominante é o 1, verificamos a circulação do 2, principalmente no interior do Estado. A situação do 3 é isolada. A do 4, identificamos agora e não temos dimensão de sua circulação, mas com certeza ainda não é intensa', disse ontem o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.

Os primeiros casos confirmados de pessoas infectadas com a dengue tipo 4 são os de duas irmãs de Niterói (região metropolitana), de 21 e 22 anos, que apresentaram os primeiros sintomas no último dia 6, mas já se recuperaram. A identificação do tipo do vírus foi feita por meio de testes realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

'Só na quarta recebemos a confirmação de que elas tiveram o tipo 4 da dengue. Na semana passada, ficou todo mundo de molho em casa. Já nessa semana, a vida voltou ao normal', disse o pai das duas, Luiz Carlos Graça, 50.

Nenhuma das duas irmãs viajou recentemente, o que indica que a transmissão aconteceu no próprio Estado. Até então, só haviam sido registrados casos de dengue tipo 4 no país nas regiões Norte e Nordeste.

Apesar de ele não ser individualmente mais grave do que os outros tipos do vírus, a presença do tipo 4 aumenta as chances de que mais pessoas contraiam dengue hemorrágica, já que quem já pegou dengue anteriormente corre o risco de contrair essa versão mais grave da doença quando é exposto a outro subtipo do vírus.

Neste ano, mais de 26 mil pessoas já foram infectadas pela dengue no Estado do Rio --18 morreram.

O secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes minimizou a possibilidade de epidemia em 2012, mas destacou que é preciso combater os focos de mosquitos agora para evitar o problema.  

veja também