Dengue mata 28 pessoas de janeiro a julho deste ano em Minas Gerais

Dengue mata 28 pessoas de janeiro a julho deste ano em Minas Gerais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

A dengue matou 28 pessoas em Minas Gerais neste ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Na capital, o número chega a 12.

Esta terça-feira (24) foi dia de combate ao mosquito transmissor em Belo Horizonte. O combate foi feito nos 27 quilômetros do Anel Rodoviário, com a participação de 84 garis e caminhões coletores. Tudo que acumula água foi recolhido para evitar o aumento dos focos do mosquito transmissor da dengue.

“Encontramos muita garrafa, muito lixo, muita água acumulada nos copo descartável. Dengue se você não cuidar, quando ela pega, ela ataca” disse o gari Marcelo de Azevedo.

De acordo com o diretor de Operações do Sistema de Limpeza Urbana (SLU), Rogério Siqueira, o mutirão que começou nesta terça-feira (24) vai até sexta-feira (27).

“A população joga, Nós estamos com sete caminhões com 12 pessoas cada um e a gente pretende nesse esforço concentrado até sexta feira, ou seja, por três ou quatro dias a gente já deve ter terminado o serviço de coleta”, explicou o Siqueira. Quem mora perto do Anel diz que casos de dengue são comuns na região. “Sempre acumula bicho, pernilongo, animais mortos que os carros atropelam e jogam. Eu já tive dengue e é horrível, não é bom não”, falou o vendedor Carlos José da Silva.

O número de casos não para de crescer. Somente neste ano, em Belo Horizonte, já são quase quatro vezes mais pessoas com a doença que em todo o ano passado.

“Na última semana tivemos 600 casos confirmados na cidade. É preciso que todos tenham consciência do manejo do adequado descarte do lixo é um fator necessário para enfrentarmos a dengue. A dengue é um desafio da cidade, é do poder público. Uma garrafa plástica, um pet descartado de maneira inconseqüente”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira.

“É uma tristeza porque o pessoal não colabora. Vai matar mais porque não tem condição. Eles não têm consciência do que eles tão fazendo com eles mesmo”, desabafou a dona de casa Margarete de Castro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em todo o ano passado, foram registrados cerca de 12.911 casos confirmados de dengue na capital. Neste ano, apenas de janeiro a agosto, já são 49.790 confirmações.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições