Deputado apresenta parecer sobre caso Bolsonaro nesta quarta-feira

Deputado apresenta parecer sobre caso Bolsonaro nesta quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

O Conselho de Ética da Câmara vai se reunir nesta quarta-feira (29) para discutir o relatório do deputado Sérgio Brito (PSC-BA) sobre o processo disciplinar contra Jair Bolsonaro (PP-RJ).

O parlamentar é acusado pelo PSOL de disseminar preconceito e estimular violência com declarações contra negros e homossexuais.

A representação cita declarações do pepista e um bate boca entre ele e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), no dia 12 de maio, sobre o projeto que criminaliza a homofobia (PLC 122/06) – em tramitação no Senado. Para o PSOL, o deputado ofendeu a senadora durante a discussão.

O texto também relata a participação de Bolsonaro no programa CQC (Band). Quando questionado sobre o que faria se o filho namorasse uma moça negra, o deputado disse que não discutiria “promiscuidade”.

Depois da exibição do programa, Bolsonaro afirmou ter entendido errado a pergunta, confundindo a palavra “negra” com “gay”. Ambas as acusações estão sendo analisadas em conjunto por Brito.

Prazos

O relator adiantou que o parecer prévio deve pedir a continuidade da investigação contra o parlamentar. Sérgio Brito esclareceu que o prazo para a defesa de Bolsonaro só começa a ser contado após a aprovação do relatório prévio.

- A partir daí, são 60 dias úteis para investigação: 10 dias para a defesa, 40 dias para a apuração e 10 dias para a elaboração do relatório final.

Se for cumprido o cronograma, o parecer final deverá ser votado pelo Conselho de Ética no fim de agosto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições