MENU

Deputado José Bruno defende "Lei Antifumo"

Deputado José Bruno defende "Lei Antifumo"

Atualizado: Quarta-feira, 17 Dezembro de 2008 as 12

O fumo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. Com essa informação, o deputado estadual de São Paulo e bispo, José Bruno (DEM), foi ao Plenário defender a aprovação do Projeto de Lei 577/2008, conhecido como "Lei Antifumo" que pretende proibir o consumo de cigarro e similares em lugares coletivos, sejam públicos ou privados. Embora o projeto do governo esteja na pauta desde o dia 22 de outubro e tramite em regime de urgência, deve ser votado apenas em 2009, após o fim do recesso parlamentar.

Em novembro, José Bruno recebeu, sob a coordenação da médica psiquiatra Luizemir Wolney de Carvalho, diretora do Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), uma comitiva com representantes de organizações não-governamentais que promovem ações em prol de ambientes públicos livres de tabaco, dentre as quais o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), representado por Regina Esther Tuon; a Associação de Defesa da Saúde do Fumante (Afesf), representada pelo diretor jurídico Luiz Mônaco; e a Aliança de Controle de Tabagismo (ACT), representada pela advogada Adriana Pereira de Carvalho.

Para o deputado, todos os parlamentares devem ser favoráveis ao projeto. "A proposta do governador Serra é muito feliz, pois contempla a saúde pública, promove o bem-estar da população e diminui o orçamento governamental, já que o Estado tem altos gastos na recuperação e tratamento de pacientes afetados por todos os tipos de seqüelas e doenças crônicas causadas pelo fumo".

veja também