Deputados brasileiros vão visitar o Haiti nesta quarta

Deputados brasileiros vão visitar o Haiti nesta quarta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Um grupo de cinco deputados brasileiros partiu de Brasília na noite desta terça-feira, dia 2, para o Haiti, para verificar os trabalhos de recuperação do país,atingido por um terremoto de magnitude 7 que devastou sua capital, Porto Príncipe, deixando milhares de mortos. O Brasil coordena uma missão de paz no Haiti e recentemente o Congresso aprovou um aumento do efetivo militar brasileiro naquele país.

Integrantes da missão, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) diz que há encontros agendados com autoridades do Haiti, com comandantes do batalhão brasileiro no país e representantes de organizações que estão auxiliando na ajuda humanitária. Os parlamentares devem chegam ao país nesta quarta, dia 3.

Para Jungmann, a missão é importante porque o Congresso é quem dá a palavra final sobre o envio de tropas. Jungmann propôs já que a Casa realize uma comissão geral em plenário para debater a situação do Haiti.

"A movimentação das tropas no exterior é de iniciativa do presidente da República, mas a responsabilidade é do Congresso. Nós aprovamos, tem uma parte que já vai para lá nesta semana, há um grande volume de recursos empregados e precisamos ver como estão os trabalhos lá", disse o deputado ao G1.

Além de Jungamann, deverão embarcar para o Haiti os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Claudio Cajado (DEM-BA), Colbert Martins (PMDB-BA) e Emiliano (PT-BA). Eles pegarão carona em um avião da Força Aérea Brasileira e deverão custear suas próprias despesas. A previsão é de que eles retornem ao Brasil nesta quinta-feira, dia 4.

Por: Eduardo Bresciani

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições