Deputados criticam polícia e Conselho Tutelar pela atuação no caso de pedofilia em Catanduva

Deputados criticam polícia e Conselho Tutelar pela atuação no caso de pedofilia em Catanduva

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Deputados da Comissão de Representação da Assembléia Legislativa de São Paulo para acompanhamento da investigação sobre suposta rede pedofilia em Catanduva (SP) criticaram ima sexta-feira, 13/03, o trabalho da Polícia Civil e do Conselho Tutelar da cidade. ''A polícia não fez um trabalho adequado, demorou na colheita de provas e não tratou as denúncias como deveria'', afirmou Vanderlei Siraque (PT), um dos quatro deputados que estiveram na cidade.

Junto com os também petistas Beth Sahão, Maria Lucia Prandi e José Candido, Siraque ouviu na manhã do último dia 13, as queixas de dez mães de supostas vítimas de abusos. Depois, todos os deputados reuniram-se com a juíza Sueli Juarez Alonso, responsável pelo caso.

Para Siraque, a juíza está fazendo um bom trabalho, porém precisa de ''uma força''. Ele disse que a Polícia Civil está demorando muito para apurar as denúncias, que envolvem, principalmente, vítimas de famílias pobres e suspeitos da elite de Catanduva.

A deputada Beth Sahão, que é de Catanduva, reafirmou as críticas de Siraque. Segundo ela, a Polícia Civil chegou a descumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, quando não permitiu que as mães das supostas vítimas acompanhassem o reconhecimento dos suspeitos.

Ela criticou também o Conselho Tutelar pela lentidão com que tem atuado no caso. ''O Conselho Tutelar demorou demais para agir e não age como deveria'', disse.

Segundo ela, os deputados da comissão vão pedir uma audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão, para pedir mais empenho da polícia. Também vão pedir ao Ministério Público que investigue a atuação do Conselho Tutelar.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que investiga as denúncias desde fevereiro, assim que tomou conhecimento dos primeiros relatos sobre os casos de abuso na cidade. Informou também que a Delegacia-Geral de Polícia (Deinter) de Piracicaba  e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizarão uma força-tarefa para esclarecer o assunto.

Sobre a denúncia de descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, a secretaria informou que ''as mães estavam no mesmo prédio [da delegacia] e, caso estivessem com os menores, poderiam influenciar no reconhecimento''.

O Conselho Tutelar de Catanduva não se pronunciou a respeito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições