Deputados estaduais assumem cadeiras na Assembleia de SP

Deputados estaduais assumem cadeiras na Assembleia de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

Os 94 deputados estaduais paulistas eleitos em outubro de 2010 assumirão nesta terça-feira (15), às 15h, as cadeiras na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, na Zona Sul da capital. A 17ª legislatura, que começa agora,  terminará em março de 2013.

A sambista Leci Brandão (PCdoB) assumirá o seu primeiro mandato na Casa. "Vou ser empregada do povo", disse ela, que prometeu trabalhar em favor dos negros, das mulheres vítimas de violência e das crianças. Segundo suplente da coligação PSDB-DEM, o cantor Leandro Scarnavacca, do KLB, integrante do DEM, aguardava nesta segunda-feira a definição sobre a possibilidade de assumir ou não.     A mudança de legislatura afeta o veterano Conte Lopes (PTB), que embora tenha conquistado 68,4 mil votos, não conseguiu se reeleger para seu sétimo mandato seguido. "Trabalhamos 24 anos e é evidente que não vamos sair contentes", disse ele, que ainda não sabe se voltará a se candidatar. "Primeiro vou curar as feridas para depois pensar no que fazer", afirmou. Militar reformado, ele atribuiu sua não reeleição mais ao quociente partidário do que a mudanças na cabeça do eleitorado. "Se eu estivesse em outro partido, talvez tivesse sido reeleito. Agora, se ser conservador é buscar segurança para a população, então talvez o meu discurso esteja fora", afirmou.

Os suplentes de cada coligação devem assumir a partir desta quarta-feira (16). Até a tarde de segunda-feira ainda havia dúvida sobre os titulares e suplentes de cada coligação, uma vez que decisões liminares da Justiça Eleitoral provocam mudanças na lista. Desde a apuração, em outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo  já divulgou cinco listas com retotalização dos votos.

Logo após a posse, os novos deputados elegerão o presidente e os demais integrantes da Mesa Diretora da Assembleia. O atual presidente, Barros Munhoz (PSDB), deve ser releito para mais um mandato de dois anos. Ele conta com apoio do PT, que vai comandar a primeira secretaria. O PSOL deve lançar a candidatura do deputado Carlos Gianazzi.

O vice-governador Guilherme Afif Domingos (DEM) deve representar o governador Geraldo Alckmin na cerimônia. Os deputados tucanos Bruno Covas, atual secretário do Meio Ambiente, e Paulo Barbosa, secretário de Desenvolvimento Social, devem se licenciar imediatamente dos cargos no Legislativo.

Estreiam na Assembleia os ex-vereadores paulistanos Jooji Hato (PMDB), Antônio Carlos Bezerra (PSDB) e João Antonio (PT). Hato afirmou que pretende tentar aprovar na Assembleia Legislativa o projeto que proíbe carona em motocicletas, o mesmo que ele tentou na capital.

Ele vê o projeto como proteção contra as duplas que cometem crimes sobre duas rodas. Hato também quer aprovar lei para restringir os horários de bares e do consumo de bebida alcoólica no estado. Bezerra quer levar para a Assembleia projetos de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Já o deputado João Antônio quer discutir o Bilhete Único Metropolitano.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições