MENU

Deslizamento de pedra fecha estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Rio

Deslizamento de pedra fecha estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Rio

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 8:23

Pedra deslizou durante chuva na Grajaú-Jacarepaguá (Foto: Thalia S./VC no G1)

  Uma pedra deslizou no fim da noite de segunda-feira (25) durante o temporal na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, ligação das Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, por causa do incidente, a via precisou ser interditada nos dois sentidos. Ainda não há informações sobre vítimas.

O deslizamento aconteceu em frente ao Morro da Árvore Seca. Agentes da Defesa Civil foram acionados para o local. A cidade do Rio continua em estado de alerta. (A leitora Thalia S. enviou a foto ao lado via VC no G1 .)

A Defesa Civil do Rio registrou quatro deslizamentos de terra na noite desta segunda em favelas da Zona Norte, durante a chuva forte que atingiu a cidade. Segundo o Centro de Operação da Prefeitura do Rio, os deslizamentos aconteceram nas comunidades JK, Borel, Andaraí e Chacrinha. Não houve vítimas.   O Centro de Operações informou, ainda, que nas últimas três horas choveu cerca de 200 milímetros de água, na Tijuca, que é mais que o volume médio previsto para 40 dias. Devido ao risco de novos desabamentos, as sirenes de alerta instaladas nas áreas próximas a encostas foram acionadas.

Um aviso foi emitido para os moradores deixarem as casas, e procurarem um local seguro para passar a noite. As sirenes foram ligadas nas comunidades do Borel, Formiga, Chacrinha, Cotia, Arrelia, Encontro, Santa Terezinha, Dona Francisca e Cachoeira Grande, todas na região da Tijuca.

A prefeitura do Rio recomenda aos moradores de áreas de encostas e locais sujeitos a deslizamentos, que fiquem atentos a sinais de trincas e rachaduras e que se abriguem em local seguro até a chuva passar. Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.        

veja também