MENU

Desmatada área do tamanho de 20 mil campos de futebol em agosto, segundo Imazon

Desmatada área do tamanho de 20 mil campos de futebol em agosto, segundo Imazon

Atualizado: Quinta-feira, 30 Setembro de 2010 as 9:39

A Amazônia perdeu 210 quilômetros quadrados (km²) de floresta em agosto, área equivalente a mais de 20 mil campos de futebol. Na comparação com agosto de 2009, houve queda de 23% no ritmo da devastação. Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (29) pela organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O Pará liderou o desmatamento no mês, com 143 km² de floresta derrubada (68% do total de agosto), seguido de Mato Grosso, com 24 km² de desmate e do Amazonas, que perdeu 20 km² de vegetação nativa no período. No Acre, a derrubada atingiu 12 km² de floresta e em Rondônia, 11 km².

Segundo o Imazon, em agosto, o desmatamento ocorreu principalmente na região da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), nos trechos entre os municípios paraenses de Itaituba, Trairão Novo Progresso e Altamira. A derrubada também se concentrou na região da Terra do Meio Transamazônica, no município de São Félix do Xingu, também no Pará.

O monitoramento oficial do desmatamento na Amazônia é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que ainda não tem previsão de divulgação dos números de agosto.

veja também