MENU

Detran diz que já multou quase 60 mil ônibus desde o início do ano

Detran diz que já multou quase 60 mil ônibus desde o início do ano

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 11:44

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) informou nesta terça-feira (8) que já multou 57.491 motoristas de ônibus desde o início do ano no Rio. Segundo o Detran, a maior parte das infrações registradas de janeiro a abril foi por excesso de velocidade. O avanço de sinal vermelho ficou em segundo lugar.

De acordo com a Secretaria municipal de Transportes do Rio de Janeiro, a fiscalização é feita com base num ranking das reclamações dos usuários. Mas a Secretaria diz que ainda falta muito treinamento para os motoristas.

“Ele é punido tanto nas infrações do código de trânsito brasileiro quanto no código disciplinar da modalidade. Além da empresa tomar ciência disso, ela deve trabalhar em cima disso, com o seu setor de recursos humanos, no treinamento desses motoristas”, disse o coronel Eduardo Frederico, subsecretário municipal de Transportes.

Cerca de 19 mil ônibus circulam todos os dias pelas ruas da cidade. Os abusos praticados por motoristas não são apenas na forma de atender às pessoas que dependem desse tipo de transporte. O desrespeito às normas de trânsito também é facilmente flagrado.

Durante algumas horas, uma equipe do RJTV flagrou nesta terça-feira (8) motoristas de ônibus avançando o sinal vermelho e deixando passageiros a pé nos pontos. Para os pedestres, além de perigoso, invadir a pista para chamar a atenção dos motoristas não garante conseguir parar o veículo.

Nas imagens, um homem leva quase vinte minutos para conseguir parar um ônibus. Mesmo assim, ele precisou correr porque o motorista parou longe do ponto. Com o filho no colo, a dona de casa Iara Belmiro precisou esperar muito mais: "Se a gente espera ele aqui, ele passa pela outra faixa, então a gente é obrigado a ir mais para lá, dar sinal para ela parar. É mais arriscado, mas se não a gente nunca sai daqui”.

Bastam poucas horas de observação e as cenas de descaso com os passageiros se repetem. Num cruzamento perigoso, na Avenida das Américas, na Zona Oeste do Rio, apesar do sinal fechado, muitos ônibus passam direto. Um motorista foi flagrado dirigindo com apenas uma das mãos enquanto fuma, o que é proibido dentro de qualquer coletivo.

Carga horário influi na qualidade do serviço, diz sindicato

O Sindicato dos Rodoviários informou que a carga horária de trabalho influi na qualidade do serviço prestado pelos motoristas, e que já está negociando com os empresários reduzir a jornada de sete para seis horas diárias. Ainda de acordo com o Sindicato, cabe às empresas dar treinamento aos profissionais.

Já a Fetranspor, que representa as empresas de ônibus, afirma que desenvolve um programa de educação para os motoristas, e que dos 40 mil profissionais do estado, 14 mil já passaram pelo treinamento. Ainda de acordo com a Fetranspor, as reclamações podem ser feitas pelo telefone 0800 886 1000.

veja também