MENU

Dia de combate ao fumo no RJ tem palestras e atendimento a fumantes

Dia de combate ao fumo no RJ tem palestras e atendimento a fumantes

Atualizado: Segunda-feira, 29 Agosto de 2011 as 9:15

Para comemorar o dia nacional de combate ao fumo, o Hospital Universitário Pedro Ernesto, através de seu programa de controle do tabagismo, realiza nesta segunda-feira (29) a palestra "Como parar de fumar?". A palestra acontece das 9h às 12h, no auditório Ney Palmeiro, no Hupe. A entrada é franca, e os interessados farão exames de monoximetria e teste de dependência da nicotina, e poderão se inscrever no programa.

O hospital fica na Avenida 28 de setembro, 77, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.

No evento, serão abordados os principais problemas causados pelo tabagismo, as dificuldades dos que desejam parar de fumar e será feita a exibição de trechos de filmes sobre o tema.

Programa de combate ao tabagismo - Policlínica Piquet Carneiro, do Hospital universitário Pedro Ernesto/UERJ.

Dia de atendimento: 3ª feiras - manhã - de 8h às 12h, por meio de encaminhamento do médico e da vontade do fumante. Endereço da policlínica - Avenida Marechal Rondon, 381 - São Francisco Xavier - RJ.

Secretaria estadual de Saúde

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de estado de Saúde (SES) realiza dois eventos com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do fumo.

A equipe do Programa de Tabagismo da SES estará na estação Carioca do MetrôRio, das 8h às 13h, para tirar dúvidas sobre o cigarro e seus efeitos nocivos. Haverá distribuição de material informativo sobre a dependência do tabaco, teste de dependência da nicotina e de níveis de monóxido de carbono nos pulmões. Uma equipe de nutricionistas também estará disponível para orientar sobre alimentação saudável.

Outra ação será realizada pelo Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac). Um estande estará montado em frente à unidade, das 9h às 15h, distribuindo material educativo sobre o assunto e realizando exames de medição da dosagem de monóxido de carbono nos pulmões.

Fumantes que quiserem deixar o vício serão encaminhados para tratamento no Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo desenvolvido no próprio Instituto.

Será realizado, também no Iecac, o 2º Colóquio sobre o Tabagismo. Com o tema “Parar de fumar salva vidas”, contará com palestra abordando os recursos que podem ser utilizados para largar o vício. O colóquio será no auditório do 9º andar, das 13h às 15h. O Iecac fica na Rua Davi Campista, nº 326, no Humaitá, na Zona Sul.            

veja também