MENU

Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado com ações no Rio

Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado com ações no Rio

Atualizado: Segunda-feira, 31 Maio de 2010 as 9:04

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado nesta segunda-feira (31) com ações em diversos pontos do Rio. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do hábito de fumar.

De acordo com a coordenadora do programa de controle de tabagismo da Secretaria municipal de Saúde, Sabrina Persman, equipes de saúde bucal vão realizar medição de monóxido de carbono, dar orientação para o fumante com teste de dependência de nicotina e fazer avaliação de lesão de boca.

Confira a programação:

Mercadão de Madureira

Das 9h às 16h será realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental e distribuição de material educativo.

Shopping de Santa Cruz

Das 8h30 às 16h será realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental, exame bucal para rastreamento de lesões e encaminhamento para unidade. Também haverá atividade física, apresentação da academia carioca, promoção da alimentação saudável voltada para o tabagismo, promoção educativa e captação de novos casos de tuberculose. Além de ações de beleza para as mulheres que passarem pelo local.

Piscinão de Ramos

Das 8h às 17h será realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante e orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental. Também haverá atividade física com alongamento e caminhada, orientações para uma alimentação saudável, aferição de pressão arterial e dosagem da glicose capilar.

Estratégia de Saúde da Família Grotão (Chatuba)

Das 8h às 17h haverá peça de teatro realizada por ex-fumantes da comunidade, ação de saúde bucal com escovação e avaliação de lesão de boca, exposição de peças anatômicas de pulmão, feirinha de saúde e aferição da pressão arterial para captação de hipertensos.

Clínica da Família Zilda Arns (Complexo do Alemão)

Serão realizadas atividades em parceria com Avon, Senac, Faetec e AfroReggae.

Escola Municipal João Proença

Das 9h às 13h haverá distribuição de kits de saúde bucal, sensibilização para os malefícios do cigarro, atividades recreativas com parceria da Secretaria municipal de Esporte e Lazer e distribuição de material educativo.

Shopping Nova América (Del Castilho)

Das 10h às 17h a ação contará com pontos de informação sobre o tratamento do tabagismo, com encaminhamento de pacientes para unidades de saúde e dosagem de monóxido de carbono no organismo com o monoxímetro. Até 2 de junho, haverá orientação das práticas saudáveis, atividade física e alimentação e avaliação do Índice de Massa Corpórea. Uma equipe de saúde bucal dará orientações para autoexame e higiene da boca e quem passar pelo local poderá ter a pressão arterial aferida. Será oferecida assistência para casos de violência contra a mulher, com referências de atendimento e acolhimento e orientações sobre os direitos e benefícios da mulher. O evento, organizado pela coordenação de saúde da região do Méier e adjacências, também contará com apresentações de cantoterapia, capoeira, dança de salão, artesanato e do grupo AfroReggae.

veja também