MENU

Dia Nacional de Combate ao Fumo leva campanha contra o cigarro ao Parque Ibirapuera

Dia Nacional de Combate ao Fumo leva campanha contra o cigarro ao Parque Ibirapuera

Atualizado: Segunda-feira, 31 Agosto de 2009 as 12

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi marcado, em São Paulo, pela presença de médicos e de outros profissionais de saúde no Parque Ibirapuera, para alertar os  fumantes sobre os riscos do cigarro à saúde e indicar caminhos a quem pretende largar o vício, mas tem dificuldades. O slogan da campanha é "Quem não Fuma Não é Obrigado a Fumar".

O público também pôde conferir o funcionamento de um aparelho - chamado monoxímetro - que mede a quantidade de monóxido de caborno presente no organismo de quem fuma e até mesmo do fumante passivo.

A médica psiquiatra e sanitarista Luizemir Lago, diretora do Centro de Referência de Álcool e Tabaco e outras Drogas da Secretaria Estadual de Saúde, avaliou como bom o interesse das pessoas em saber dos riscos a que estão sujeitas. "Foi um dia de promoção de saúde, pois trabalhamos a qualidade de vida delas, mostrando o quanto o cigarro interfere nessa qualidade", explicou ela.

Luizemir lembrou que na capital paulista há várias equipes em unidades municipais capacitadas para atender o fumante e orientá-lo sobre como parar de fumar.

veja também