Diário Oficial publica punições a Deborah Guerner e Bandarra

Diário Oficial publica punições a Deborah Guerner e Bandarra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Foram publicadas no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (8), as punições determinadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o ex-procurador-geral de Justiça do DF Leonardo Bandarra e da promotora Deborah Guerner. Os conselheiros decidiram que Bandarra ficará afastado das funções por 150 dias, e Deborah Guerner, por 60.

No dia 17 de maio, o CNMP pediu a demissão de Bandarra e Guerner, por suposto envolvimento dos dois no esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM e que envolvia integrantes do governo do Distrito Federal, do Judiciário, deputados distritais e empresários ( veja vídeo acima ).

Eles também são investigados em processo administrativo por crime de violação de sigilo funcional, concussão (exigir dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa) e formação de quadrilha. O ex-procurador e a promotora negam as acusações.

A publicação no Diário Oficial da decisão do conselho inicia o prazo de cinco dias para apresentação de recurso por parte das defesas. Os advogados de Bandarra afirmaram que vão entrar com um recurso para esclarecer contradições na decisão do conselho. O G1 não conseguiu contato com a defesa da promotora Deborah Guerner.

Caso o pedido dos advogados sejam negados, é possível recorrer junto ao Supremo. Os efeitos da decisão do CNMP ficam suspensos até que se esgotem a possibilidade de recursos. Com isso, Leonardo Bandarra, que retornou ao trabalho em 1º de junho, continua exercendo suas funções e recebendo salário.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições