Dilma chega a Portugal para homenagem a Lula

Dilma chega a Portugal para homenagem a Lula

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:50

A presidente Dilma Rousseff chegou por volta das 10h30 desta terça-feira (29) a Portugal para uma homenagem da Universidade de Coimbra ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma deve ainda ter reuniões com autoridades do país europeu. A presidente seguiu de carro de Lisboa para Coimbra, na região central, e chegou por volta das 12h30.

Às 15h15, a previsão é de que ela visite a Universidade de Coimbra e conheça, às 17h, o Museu Nacional Machado Castro, que reúne pinturas e esculturas – em sua maioria com temas religiosos – dos séculos 15 ao 20. De noite, Dilma deve jantar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na quarta (30), às 10h35, ela participa da cerimônia na Universidade de Coimbra de entrega do título "honoris causa" a Lula. O ex-presidente foi convidado a receber o título quando ainda estava no cargo, mas decidiu que só aceitaria depois que deixasse a Presidência.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se tornou doutor "honoris causa" pela Universidade de Coimbra em 1995. Antes dele, o título foi entregue ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Após a cerimônia, Dilma participa, às 13h40, de almoço oferecido a Lula pelo reitor da Universidade de Coimbra.

Reuniões políticas

Ainda na quarta, às 17h30, a presidente participa de reunião com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Às 19h, Dilma se encontra com o primeiro-ministro português, José Sócrates.

O premiê português pediu demissão do cargo na última quarta (23) depois que o Parlamento do país europeu rejeitou um pacote de medidas de austeridade proposto pelo governo socialista, que é minoritário na casa. No entanto, Sócrates permanecerá no cargo até que o novo primeiro-ministro seja eleito pelo Parlamento.

De acordo com o Planalto, Brasil e Portugal não devem assinar acordos de cooperação porque trata-se de uma visita “eminentemente política”. O objetivo é reforçar a intenção de estreitar os laços entre os dois países.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições