Dilma conversa com presidente da Ucrânia sobre parceria aeroespacial

Dilma conversa com presidente da Ucrânia sobre parceria aeroespacial

Atualizado: Segunda-feira, 10 Janeiro de 2011 as 2:03

A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta segunda-feira (10) um telefonema do presidente da Ucrânia, Vicktor Yanukovich. Ele parabenizou Dilma pela posse e a convidou para visitar seu país. Não foi definida uma data para a viagem.

Durante o telefonema, que durou cerca de 20 minutos, Dilma e Yanukovich também conversaram sobre a cooperação aeroespacial entre os dois países. Brasil e Ucrânia possuem uma parceria com fins comerciais para o lançamento do foguete Cyclone 4.

Produzido pelo escritório de engenharia ucraniana, o Cyclone 4 será lançado no Brasil a partir da Base Espacial de Alcântara. A presidente brasileira e Yanukovich manifestaram a intenção de continuar o projeto. Um dos objetivos do Cyclone 4 será colocar no ar um satélite geoestacionário, que dará informações apuradas das condições meteorológicas do país.

Dilma agradeceu o telefonema e lembrou que o Brasil possui a terceira maior comunidade ucraniana do mundo. O presidente do país do leste europeu encerrou a conversa dizendo que pretende visitar o Brasil em maio deste ano.

Por: Nathalia Passarinho

veja também