Dilma está na lista dos mais influentes de 2011 da revista "Time"

Dilma está na lista dos mais influentes de 2011 da revista "Time"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:46

A presidenta Dilma Rousseff foi escolhida pela revista americana "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2011, fazendo parte de uma lista que inclui líderes, artistas, ativistas, pesquisadores e empresários.

A edição especial da revista, que chega às bancas dos EUA na sexta-feira, traz um perfil de cada um dos escolhidos como mais influentes do mundo. O texto sobre Dilma foi escrito por Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e atual diretora da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as mulheres.

No texto, Bachelet diz que "não é fácil ser a primeira mulher a governar um país" por causa do preconceito e dos estereótipos que ainda precisam ser combatidos. Mais difícil ainda, segundo a ex-líder chilena, é governar um país "tão grande e tão globalmente relevante como o Brasil."

"O Brasil está vivendo um momento único em sua história, um momento de grande oportunidade que requer um líder com experiência sólida e ideais firmes. Dilma oferece exatamente essa combinação virtuosa entre sabedoria e convicção que seu país precisa", escreveu Bachelet.

"A nova líder do Brasil é uma lutadora corajosa que enfrentou a antiga ditadura militar e dedicou sua vida a construir uma alternativa democrática para o desenvolvimento, a igualdade social e os direitos das mulheres", completou.

É o segundo ano consecutivo em que um líder brasileiro aparece na lista da "Time". No ano passado, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos escolhidos - e ele também já havia sido citado na edição de 2004.

Tradição A lista das 100 pessoas mais influentes do mundo é publicada pela “Time” anualmente desde 2004. Na edição deste ano também foram lembrados a chanceler alemã, Angela Merkel; o presidente francês, Nicolas Sarkozy; o líder americano Barack Obama e sua mulher, Michelle; o príncipe William e sua noiva, Kate Middleton; a secretária de Estado americana, Hillary Clinton; o primeiro-ministro britânico, David Cameron; e o primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu.

A lista inclui personalidades de áreas bastante variadas. Estão lá, por exemplo, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg; o criador do site WikiLeaks, Julian Assange; o chefe de mercado do Google para Oriente Médio e África, Wael Ghoneim, um dos líderes da revolta popular no Egito; o ator britânico Colin Firth; o jogador de futebol argentino Lionel Messi e o cantor canadense Justin Bieber.

A única personalidade citada em todas as edições da lista é a apresentadora americana Oprah Winfrey.

A lista dos mais influentes é a segunda mais tradicional publicada pela "Time". Desde 1999 a revista também oferece o título de “Pessoa do Ano” (atualização do prêmio de “Homem do Ano”, criado em 1927) para um indivíduo que tenha tido papel definitivo em um acontecimento importante.

Os vencedores mais recentes foram Mark Zuckerberg (2010), o presidente do Banco Central americano, Ben Bernanke (2009); Barack Obama (2008); o então presidente da Rússia Vladimir Putin (2007); Você (representando os criadores de conteúdo na internet, 2007), o cantor e ativista irlandês Bono e o casal de filantropos americanos Bill e Melinda Gates (2005); e George W. Bush (2004).   IG

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições