Dilma homenageia Lula e diz que ele foi o 'maior presidente' do Brasil

Dilma homenageia Lula e diz que ele foi o 'maior presidente' do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

A presidente eleita, Dilma Rousseff, participou nesta terça-feira (30), pela primeira vez desde que deixou o comando da Casa Civil para se candidatar, de uma inauguração ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela dedicou o discurso, durante o lançamento da Eclusa de Tucuruí, no Pará, a fazer elogios a Lula.

Dilma destacou que o presidente dedicou os oito anos de governo ao desenvolvimento de regiões pobres, como o Norte e o Nordeste. Segundo ela, Lula foi o "maior presidente" que o Brasil já teve, pois teve sensibilidade política para buscar o "bem do povo brasileiro".

"O presidente Lula foi o primeiro presidente que olhou para o Brasil e percebeu que só valia a pena o crescimento econômico se ele significasse o desenvolvimento das regiões sempre abandonadas do país. Esse é o grande mérito histórico do nosso presidente, que, sem dúvida, passará para a história como o maior presidente que esse país conheceu", disse.

De acordo com Dilma, Lula "não olhou só para concreto ou o efeito majestoso de uma obra, mas em cada uma delas procurava o bem estar do seu povo e do seu país."

A presidente eleita afirmou ainda que dará continuidade à "herança bendita" deixada por seu antecessor. "Eu vou continuar a herança bendita do presidente lula. Tenho a responsabilidade de dar continuidade e fazer avançar esse projeto".

Ela disse que continuará a dedicar políticas públicas às regiões menos desenvolvidas do país. "Quero assumir aqui o compromisso de ter responsabilidade em relação a região norte e nordeste e todos os recantos do Brasil."

"Dilma, no entanto, não quis se estender na fala sobre o futuro governo e sugeriu "transformar o momento" em uma reflexão sobre a "importância de o Brasil ter tido Lula como presidente".

"Eu gostaria que prestássemos o reconhecimento pela obra do presidente lula, pela sua personalidade e seu compromisso com o povo brasileiro", afirmou.

Lula

Na mesma cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu aos homens e mulheres que votaram em Dilma, e também aos que não votaram. Ele falou que a presidente eleita vai pegar um país mais preparado, e falou de investimentos da Petrobras, além de financiamentos para a educação superior.

"É difícil arrumar fiador. Então o que nós fizemos, e é esse país que você vai herdar Dilma, agora não tem mais fiador. Quem garante para o jovem estudar é o estado brasileiro. O jovem para estudar direito, agora, ele tem três vezes o tempo do curso para poder pagar. Ele vai pagar R$ 50 por semestre. Dilma, você vai dizer, no meu país não estuda quem não quer, porque o governo garante recurso", disse o presidente.

Para o presidente, a experiência de Dilma na administração pública vai auxiliar a nova presidente a comandar o país. Lula voltou a dizer que quando encontrar dificuldades, Dilma deve procurar ajuda do povo.

"Eu sei companheira, eu sei que você, pelo seu grau de aperfeiçoamento, pela experiência que você teve trabalhando no governo, eu não tenho dúvida que em quatro anos você pode fazer mais e pode fazer melhor. Neste país, vale fazer qualquer coisa. A única coisa que não vale é não ser verdadeiro com esse povo. Na hora que você estiver com dificuldade, na hora que o Déda [Marcelo Déda, governador do Sergipe] não estiver te ajudando, que o Wagner [Jaques Wagner] não estiver te ajudando, que eu não te ajudar, não tenha dúvida, peça ajuda para o povo que ele vai ajudar você a ser a melhor presidente deste Brasil".

Por: Nathalia Passarinho e Iara Lemos

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições