Dilma inaugura teleférico do Alemão

Dilma inaugura teleférico do Alemão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

Dilma inaugura teleférico do Alemão

(Foto: Marino Azevedo / Governo do Rio)

  A presidente Dilma Rousseff inaugurou, nesta quinta-feira (7), o primeiro sistema de transporte de massa por cabo do Brasil, o teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão , na Zona Norte do Rio. Ela estava acompanhada do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes.

O teleférico deve atender a cerca de três mil pessoas por hora, em média 30 mil por dia. O transporte tem 3,5 quilômetros de extensão e contará com 152 gôndolas. Seis estações foram construídas entre Bonsucesso e Fazendinha, mas inicialmente apenas três entrarão em funcionamento: Bonsucesso, Adeus e Baiana.

Segundo a Secretaria estadual de Obras, todos os moradores do Alemão serão cadastrados e terão direito a viajar de graça uma ida e uma volta por dia. O preço para os demais passageiros ainda não foi definido.

Teleférico do Alemão é inaugurado nesta quinta-feira (Foto: Luiza Reis / Governo do Rio)

  Moradores comemoram novo transporte

Ruth Alves, de 48 anos, vive há 40 no Morro do Adeus. Com problemas no joelho, ela sofre para descer a pé de sua casa, perto da estação do teleférico, até o trabalho, uma fábrica de calçados em Bonsucesso, no subúrbio.

Moradora comemora teleférico do Alemão

(Foto: Lilian Quaino / G1)

  Com o teleférico, ela acredita que a saúde vai melhorar muito, porque passará a descer o morro de gôndola. “A gente tem mototáxi, mas tenho medo. Prefiro o teleférico, que prece bem mais seguro”, disse ela.

O funcionário público Jailton Marques trabalha no Centro do Rio e afirma que o novo transporte vai facilitar a vida dos moradores, principalmente dos idosos. “A comunidade melhorou, ganhou mais visibilidade e até os empregos aumentaram”, contou ele, também morador do Adeus.

Trajeto em 16 minutos

O teleférico faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e deve integrar todo o conjunto de favelas.

Atualmente, quem chega à estação ferroviária de Bonsucesso e mora na Fazendinha leva, em média, mais de uma hora e meia de deslocamento. Com o novo sistema, o mesmo trajeto será feito em 16 minutos.

No final do ano passado, o teleférico passou por testes finais . Sua construção foi inspirada num projeto adotado em Bogotá, na Colômbia, e deverá trazer mais opções de lazer e cultura às áreas de seu entorno, com bibliotecas, salas de leitura e auditórios. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou dos testes: ele pegou o teleférico na estação de Bonsucesso e foi até o Morro da Baiana.

PAC no Alemão

Reunindo 12 comunidades, o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, abriga mais de 30 mil famílias. Segundo o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), os investimentos nas obras de urbanização do PAC do Complexo do Alemão somam R$ 939, 4 milhões.

Estão previstas a construção de novas moradias e a implantação de um sistema de saneamento integrado com redes de abastecimento de água, coletores de esgotamento sanitário e redes de drenagem pluvial. Quadras de esportes, creches, escolas e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também fazem parte das obras do PAC.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições