Dilma lança hoje "ProUni do ensino técnico"

Dilma lança hoje "ProUni do ensino técnico"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

A presidente Dilma Rousseff vai lançar nesta quinta-feira (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico), um tipo de ProUni (Programa Universidade Para Todos) voltado para o ensino técnico-profissionalizante.

Nos mesmos moldes do programa voltado para o ensino universitário, o Pronatec vai financiar com bolsas os estudos de pessoas que queiram fazer cursos técnicos - aqueles que preparam o profissional para o mercado de maneira mais rápida, prática e direta.

Em declarações feitas em fevereiro, Dilma afirmou que o Pronatec, “entre outras vantagens, levará ao ensino técnico a bem-sucedida experiência do ProUni”. A presidente destacou que o Brasil precisa "com rapidez" de profissionais especializados. Segundo ela, além de ampliar o ensino médio, o programa também “dará conta da formação do trabalhador”.

- Nós temos de formar eletricistas, soldadores, bons azulejistas para as obras do Minha Casa, Minha Vida. Nós vamos ter de ter trabalhador especializado para as refinarias, para todas as obras de construção de estaleiro.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o programa terá “várias possibilidades de oferta, com ênfase no ensino técnico público, mas também na formação profissional para o trabalhador e beneficiários de programas de transferência de renda”.

- O programa envolverá várias instituições públicas, bolsas e financiamento; as mesmas soluções clássicas dada ao ensino superior, como são o ProUni, Reuni [expansão das universidades federais], Fies [financiamento estudantil] e Universidade Aberta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições