MENU

Dilma, Marina e Serra apresentam propostas genéricas ao TSE

Dilma, Marina e Serra apresentam propostas genéricas ao TSE

Atualizado: Terça-feira, 6 Julho de 2010 as 8:49

Os três candidatos à Presidência com maiores índices de intenção de votos, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra, apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) propostas genéricas de governo.

O tribunal determina que os candidatos à Presidência e a governador dos estados apresentem suas propostas ao pedir o registro de candidatura. O prazo para os pedidos terminou às 19h de segunda-feira (5) e nove nomes se apresentaram para concorrer ao Planalto.

Marina apresentou as diretrizes para o programa de governo, que havia divulgado no dia da convenção do PV à Presidência. O texto promete a "neutralização" das emissões de carbono da campanha, uma "terceira geração" de programas sociais e a manutenção da política econômica do atual governo.

Dilma protocolou o programa de governo errado e depois apresentou um novo texto, mais ameno em relação a propostas polêmicas, como fim da criminalização de movimentos sociais; maior controle sobre a mídia; e confirmava apoio à jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salários.

A assessoria da campanha disse que, "por equívoco", foi entregue o documento errado, um programa de governo do PT aprovado em fevereiro. O texto das novas diretrizes da campanha é basicamente o mesmo, mas com diferenças significativas de tom. Alguns pontos considerados polêmicos foram excluídos e frases mais críticas, alteradas.

Serra apresentou ao TSE um documento com dois discursos. Segundo a coodenação da campanha, os discursos "resumem as idéias, propostas e principais linhas de ação pretendidas pelo candidato. E por isso integram o pedido de registro de candidatura, atendendo à determinação legal".

veja também