Dilma quer um terço de ministérios ocupados por mulheres

Dilma quer um terço de ministérios ocupados por mulheres

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

A presidente eleita, Dilma Rousseff, estipulou como meta, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe de transição, que um terço de seu futuro ministério seja ocupado por mulheres. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Dilma pediu durante o encontro, ocorrido no último domingo, que os partidos aliados indiquem nomes que tenham "estofo" para ocupar vagas no primeiro escalão. A presidente eleita teria afirmado que, apesar de o percentual não ser rígido, ele deve ser perseguido para garantir maior participação feminina no poder.

Atualmente, a lei estabelece normas para que os partidos indiquem 30% de suas candidaturas às mulheres, mas não há regras específicas para a ocupação de cargos. A meta de Dilma segue recomendação de Lula, que sugeriu a ampliação do comando de mulheres em ministérios. Ao assumir, em 2003, Lula criou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, mas a iniciativa não foi suficiente para garantir uma presença feminina forte no governo. Hoje, apenas três titulares do Executivo são mulheres. A expectativa é de que Dilma quadruplique o número.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições