Dilma recebe medalha no RS em primeiro evento de campanha

Dilma recebe medalha no RS em primeiro evento de campanha

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) recebeu nesta terça-feira (6) uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ela foi agraciada com a Medalha do Mérito Farroupilha em seu primeiro ato público de campanha. Esta terça-feira marca o início da campanha eleitoral e os candidatos já podem realizar atos públicos de campanha. Ainda nesta tarde, Dilma vai participar de caminhada pelas ruas do centro de Porto Alegre.

Ao receber a homenagem na Assembleia, Dilma fez um discurso de 32 minutos, no qual apresentou quais serão as linhas principais de sua campanha. Ela reafirmou  o compromisso com a questão social. "É o que nos distingue das outras composições e do meu adversário", declarou. A petista falou em duas visões de mundo diferentes e disse que a questão social "não pode ser vista como artefato eleitoral na primeira dificuldade". Ela chegou a cometer um ato falho ao dizer que sua preocupação era "uma das provas mais claras de que a questão eleitoral estará no cerne do nosso programa". Logo em seguida, ela se corrigiu. "Desculpe, falei eleitoral, mas é social."

A candidata enumerou cerca de 20 programas ou iniciativas do atual governo como prioridades de uma possível nova gestão petista. Ela citou valorização do salário mínimo, Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Upas 24 horas, Samu, Programa Saúde da Família, ProUni e escolas técnicas, entre outros.

Ela também esboçou promessas ao dizer que, se eleita, vai ampliar o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, de um milhão para dois milhões de unidades e que cada município com mais de 50 mil habitantes terá uma escola técnica.

Dilma se definiu como "uma mistura do Centro e do Sul do Brasil", referência a sua infância e juventude em Minas Gerais e seu período vivido no Rio Grande do Sul. Ela terminou o discurso com "uma palavra especial às mulheres" e voltou a contar uma história recorrente em seus discursos, na qual conta seu encontro com uma menina chamada Vitória. No encontro, ela reafirmou para a mãe da jovem e para a menina que uma mulher pode ser presidente do Brasil.

Sul

Embora Dilma tenha negado em entrevista que a escolha do RS tenha sido estratégia eleitoral, a opção pode ser justificada pelo desempenho da candidata no estado. De acordo com levantamento do Datafolha, Serra tem 50% das intenções de voto na região Sul, enquanto Dilma tem com 32%. O levantamento foi divulgado no começo do mês e aponta uma subida de 12 pontos percentuais para Serra e queda de 3 pontos para Dilma.

Dilma chegou às 11h15 ao evento, após passar a manhã com a filha, que mora em Porto Alegre e está grávida. Em outros eventos, Dilma já se disse muito feliz com a perspectiva de ter um neto e orgulhosa por ser uma futura avó.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições