Dilma receberá na segunda-feira secretário do Tesouro dos EUA

Dilma receberá na segunda-feira secretário do Tesouro dos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Brasília, 5 fev (EFE).- A presidente Dilma Rouseff receberá na segunda-feira o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, no primeiro contato de alto nível entre a administração de Barack Obama e o novo Governo brasileiro.

A Presidência brasileira confirmou neste sábado encontro entre Dilma e o secretário do Tesouro, cuja viagem ao Brasil é interpretada como uma espécie de preparação à viagem de Obama ao país em março.

Como disseram fontes oficiais à Agência Efe, a primeira visita de Obama ao Brasil está prevista para 15 de março, embora "a data não tenha sido confirmada".

A viagem de Geithner foi anunciada na última terça pelo próprio escritório, que em comunicado oficial ressaltou "a importância da cooperação econômica e financeira com o Brasil", que considerou "crucial" na "sólida e produtiva" relação que os EUA mantêm com a primeira economia latino-americana.

"O secretário consultará sobre temas bilaterais comuns e objetivos do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) para impulsionar um crescimento global equilibrado e reformar as instituições financeiras internacionais", acrescentou a nota.

Antes de ser recebido por Dilma, Geithner se reunirá com outros responsáveis do Governo, como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem examinará assuntos centrados na próxima reunião do G20, que será realizada entre os dias 18 e 19 de fevereiro em Paris.

Fontes oficiais citadas neste sábado pelo jornal "Correio Braziliense" indicaram que um dos pontos da conversa será a intenção da França de estabelecer um sistema de controle de preços global para as matérias-primas e os alimentos, ao que se opõem Brasil e Estados Unidos.

Durante sua estadia no Brasil, está previsto que Geithner faça uma breve visita a São Paulo para se reunir com líderes empresariais e economistas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições