Dilma vai receber família Obama em jantar íntimo

Dilma vai receber família Obama em jantar íntimo

Atualizado: Sábado, 5 Março de 2011 as 12:03

A presidente Dilma Rousseff vai receber a família Obama em um jantarzinho íntimo no Palácio da Alvorada, no dia 19 de março. A ideia é que a família de Dilma --incluindo sua filha Paula, o neto Gabriel e sua mãe, Dilma Jane-- receba o presidente americano, Barack Obama, sua mulher, Michelle, e as filhas do casal, Sasha e Malia.

Podem estar presentes alguns poucos ministros também, como o chanceler Antonio Patriota, mas será um evento "petit comité", segundo apurou a Folha.

Obama será recebido no Palácio do Planalto na manhã de sábado. Paralelamente, haverá uma reunião do Fórum dos CEOs, com dez executivos de cada país. Depois, o presidente e sua comitiva seguem para um almoço de Estado no Itamaraty. Durante a visita, os governos devem assinar um tratado de cooperação econômica e comercial, que aborda barreiras sanitárias e técnicas, mas não mexe em tarifas comerciais.

Os governos também estudam fazer uma declaração sobre o pré-sal do Brasil. Os EUA estão interessados em assegurar fornecimento de petróleo brasileiro, ainda mais depois das tensões recentes no Oriente Médio.

Brasil e EUA vão assinar um memorando para cooperação e investimentos em megaeventos esportivos.

Já a agenda de Obama no Rio, onde ele estará no dia 20, está bastante indefinida. A decisão final sobre o programa só sairá depois do Carnaval, quando irá ao Rio uma nova equipe precursora de Washington para definir os lugares que Obama visitará. Existe uma preocupação em garantir que haja público no grande discurso que Obama pretende fazer. A visita cai em um domingo que tem um jogo clássico -Vasco x Botafogo, no Engenhão (zona norte).

A praia de Copacabana, o Forte de Copacabana, o monumento aos Pracinhas, o Maracanãzinho e a Marina da Glória são alguns locais cogitados para o discurso. Tampouco está definida a favela pacificada que será visitada por Obama.

veja também