Diretor de 'Cisne negro' vai presidir o Festival de Cinema de Veneza

Diretor de 'Cisne negro' vai presidir o Festival de Cinema de Veneza

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O cineasta americano Darren Aronofsky será o presidente do júri da seção oficial da 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que será realizada entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.

De acordo com o comunicado da organização, Aronofsky voltará a ser protagonista do evento cinematográfico italiano, depois ter aberto a competição do ano passado com o filme "Cisne negro", com Natalie Portman.

A organização decidiu nomear Aronofsky presidente do júri da seção oficial após a proposta do diretor Marco Müller, ao considerá-lo "figura chave do cinema contemporâneo", com uma obra em "contínuo diálogo com evolução e mutações nos diferentes linguagens artísticas", explica a nota.

Segundo os responsáveis pelo Festival, "Cisne negro" é um filme que soube "reunir a sensibilidade do cinema independente mais audaz, no qual Aronofsky se formou, e a do grande público".

Após ganhar o Leão de Ouro em Veneza na edição de 2008 com seu filme "O lutador", o cineasta americano retornou no ano passado à competição oficial com "Cisne negro", filme que obteve o prêmio Marcello Mastroianni à atriz coadjuvante Mila Kunis.

A produção de Aronofsky, que a organização da Bienal de Veneza define como "um thriller psicológico ambientado no mundo da dança" e que narra a história de uma dançarina de balé em Nova York, rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Natalie em fevereiro.

Filho de professores, Aronofsky estreou em 1998 com o filme "Pi", pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Diretor do Festival de Sundance e em 2006, dois anos antes de conquistar o Leão de Ouro, participou do Festival de Veneza com "Fonte da vida", protagonizado pelo australiano Hugh Jackman e a britânica Rachel Weisz.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições