Diretran multa 6 mil motoristas por uso irregular de vagas

Diretran multa 6 mil motoristas por uso irregular de vagas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A multou nos últimos quatro meses 6.334 motoristas que ocuparam irregularmente vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

O uso de credencial para estacionar em vagas especiais começou a ser fiscalizado em 1º de março. Diariamente, Agentes da Diretran percorrem ruas e estabelecimentos particulares da cidade verificando o cumprimento da legislação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o uso de vaga especial sem credencial é infração sujeita a multa - atualmente em R$ 53,20 - três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.

Seu uso é obrigatório tanto áreas privadas como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, quanto em área pública, incluindo vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR), devidamente sinalizadas nos padrões do Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito.

A maioria das multas foi aplicada nas vias públicas, onde estão reservadas 415 vagas especiais, e outras 174 ainda serão sinalizadas. Para facilitar a identificação, a Diretran incluiu nas placas de sinalização vertical das vagas especiais a informação da obrigatoriedade do uso da credencial.

A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do CONTRAN, mas está condicionado ao uso da credencial. Em Curitiba, até o momento, foram emitidas pela Urbs cerca de 28 mil credenciais para idosos e 1.400 para deficientes.

"Apesar de ser um serviço permanente, os interessados devem assegurar seus direitos o quanto antes para evitar transtornos, pois mesmo que tenha idade certa, ou condições físicas para ocupar a vaga, é necessário o uso da credencial no veículo", explica o José Lara Vieira, Gestor de Fiscalização de Trânsito.

Têm direito á credencial, com validade em todo o território nacional, pessoas que já tenham completado 60 anos de idade, pessoas com deficiências ou com dificuldade de locomoção. A credencial é fornecida pelo órgão ou entidade de trânsito da cidade. A Urbs fornece credenciais apenas a moradores de Curitiba.

A credencial deve ser deixada no painel do carro com a frente voltada para cima. A utilização indevida, como empréstimo a terceiros, cópia, rasuras ou falsificação, implicará no cancelamento da credencial e penalidades previstas em lei.

No caso do EstaR, a credencial garante o uso da vaga mas não exime o usuário do pagamento. Assim, nestas vagas será necessário deixar no painel, além da credencial, o cartão do EstaR devidamente preenchido.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições