Distrito Federal inicia 2ª etapa de vacinação contra gripe em crianças

Distrito Federal inicia 2ª etapa de vacinação contra gripe em crianças

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

Começa a ser aplicada nesta segunda-feira (6), em todos os centros de saúde do Distrito Federal, a segunda dose da vacina contra gripe em crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos. Segundo o Ministério da Saúde,  55.595 crianças do DF foram vacinadas na primeira fase da campanha de imunização, o que equivale 83,9% do total da faixa etária.

A gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto, alerta que é importante que os pais apresentem o cartão de vacinação dos filhos no posto de saúde. “Esse documento tem as vacinas e as datas de aplicação”, explica.

No caso de perda do cartão, Cristina Segatto orienta os pais a levarem a criança no posto de saúde normalmente frequentado. “Essas unidades mantêm um cartão espelho, que indica todas as vacinas tomadas”, conta a gerente.

Apenas as crianças que receberam a primeira dose poderão tomar o reforço da imunização. “As crianças que não tomaram a primeira dose, infelizmente, não vão poder fazer isso nesta etapa”, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde. “O que asseguramos agora é a segunda dose para as crianças menores de dois anos que tomaram a primeira dose”, acrescentou.

Entre os grupos imunizados, as crianças são as únicas que receberão a vacina em dois momentos. O reforço deve ser tomado com intervalo de 30 dias. No Distrito Federal, os postos estarão abertos entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

Campanha no DF

A campanha de vacinação contra a gripe no DF foi concluída no último dia 27, com imunização de 87,28% da população-alvo, composta por crianças, idosos, indígenas, gestantes e trabalhadores da área de saúde.

Os grupos são considerados prioritários por estarem mais suscetíveis à doença. Iniciada em 25 de abril, a campanha teve de ser prorrogada uma vez. Até o dia 13 de maio, data originalmente prevista para o encerramento da campanha, 62% da população-alvo havia sido vacinada.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições